O município de Bom Jesus registrou índice de 12% de umidade relativa do ar nesta quinta-feira (10). Por conta disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) emitiu um alerta vermelho de evento crítico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
A cidade, localizada a 603 km de Teresina, já havia registrado recentemente o menor índice de umidade relativa do ar do país, de 15%, mesmo percentual das cidades de Barretos, em São Paulo, e Goiás, de Goiânia.
O comunicado da Semarh leva em consideração os dados coletados na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também emitiu dois alertas, um amarelo e um laranja, de baixa umidade do ar para 222 cidades piauienses.
A previsão é que a umidade relativa do ar sofra uma variação entre 30% e 20% em 183 municípios das regiões Sudeste e Centro-Norte, podendo chegar a 12% em 39 cidades do Sudoeste do estado.
Por conta do tempo seco, o Inmet alerta a população para a possibilidade de problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, o órgão atenta para o risco de incêndios.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:
- Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
- Sangramento pelo nariz;
- Ressecamento da pele;
- Irritação dos olhos;
- Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
- Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Neste sentido, a orientação é que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, faça uso de hidratante para a pele e umidifique o ambiente.
Cuidados a serem tomados:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Consumir água à vontade.
Breno Moreno