BELÉM | Prefeitura finaliza cadastro de agricultores do Garantia-Safra 2018/2019

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, e em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI), e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, finalizou nesta quinta-feira (18), o cadastramento de beneficiários do programa Garantia Safra 2018/2019.

O objetivo, de acordo com o técnico agrícola do Emater no município, Luís José de Carvalho Bento, é regularizar os cadastros existentes e preencher todas as cotas destinadas ao município.

Conforme informou Luís José, a orientação, do prefeito Ademar Carvalho, é que os agricultores tivessem o máximo de comodidade possível. Por esse motivo, foram divididas várias equipes em um trabalho itinerante nas localidades da zona rural.

No decorrer da últimos dias, as equipes percorreram 6 (seis) comunidades rurais do município. O cadastramento começou na localidades: Vista Bela, Russim e Caboclo na terça (16); e continuou durante, na quarta-feira (17), nas localidades Carqueijo; Mundo Novo; e Carro Quebrado. Nesta quinta-feira (14),  o cadastramento foi finalizado, na Câmara Municipal de Vereadores de Belém do Piauí, localizado na sede do Município.

Na oportunidade, Luis José falou das exigências estabelecidas pelo Programa para torna-se necessário beneficiário. “Para participar do Garantia-Safra, os agricultores precisam ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão. Além da perda de mais de 50% da sua safra, o beneficiário não pode participar de dois seguros ao mesmo tempo, tem que ganhar até ou menos de um salário e meio, e ser agricultor ou produtor rural, e  morar na zona Rural”, destacou.

Segundo Margarida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, é necessário também que o agricultor possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e tenha renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo – neste caso, não conta aposentadoria rural.

A prefeitura de Belém-PI, através do prefeito Ademar, mantém sempre os repasses em dia. Dessa forma, é garantido o seguro-safra aos agricultores da cidade, que se enquadram nos requisitos estabelecidos.

Por telefone, o Prefeito Ademar Carvalho, Chefe do Executivo Municipal, mencionou nos últimos anos a região tem passado por uma grave estiagem, o que causa prejuízos anuais de até 100% da safra dos agricultores da cidade. A seca se reflete também nos reservatórios que abastece o município, que mesmo depois do “inverno” possuem atualmente menos de 2% da capacidade hídrica. É o caso, por exemplo, da barragem do caboclo.

 

Da redação Infonewss.com