BELÉM | Palestras marcam dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Veja

Dentro da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira (09/05), a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Tutelar, realizou um ciclo de palestras para esclarecer e sensibilizar os alunos, em escolas do município. O evento coordenado pelo CRAS e Conselho Tutelar, aconteceu em 2 (dois) Colégios,  durante a manhã e a tarde desta quarta-feira.

Conselheiros Tutelares: Dalila Dulcineia, Iraci Ribeiro, Kaenny Ribeiro, Solidade Silva e Francisco Carvalho.

As palestras foram ministradas pela Psicóloga Leyse Barroso Dantas Martins e pela Assistente Social Sara Leal. As referidas palestras tiveram como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Palestrantes:  Sara Leal e Leyse Dantas.

Durante a palestra foi abordado às várias questões inerentes a essa problemática que tanto aflige as crianças e adolescentes e os possíveis violadores desse vulneráveis. Segundo dados recentes, infelizmente, os maiores violadores encontram-se dentro das casas das vítimas.

Nesse sentido, as palestras e atividades desenvolvidas, buscam fortalecer ações protetivas em prol de crianças e adolescentes, como informou a palestrante Leyse Dantas. A violência não escolhe quem vai atingir. Ela  atinge espaços de transitoriedade para a criança, que ainda está se formando, por isso é importante que os pais, os responsáveis e os  profissionais que estão dentro do sistema de garantia de direito e que atuam com crianças e adolescentes, percebam e identifiquem esses casos o mais cedo possível.” Disse a Psicóloga.

Sara Leal, Assistente Social, aproveitou e destacou a importância da comunicação, de eventuais violações, aos pais ou alguma pessoa de confiança. “Se nossos ouvintes de hoje no caso as crianças e os adolescentes aqui presente entenderem o que é o abuso e a exploração sexual já é um grande passo para a prevenção. Pois terão uma noção mais ampla e não permitirão o abuso e saberão denunciar contando para os pais, amigos, pessoas de confianças ou até mesmo as autoridades.” Ressaltou a Assistente Social.

O público foi orientado sobre diversos pontos importantes nessa luta, entre eles: discussões sobre violência, as consequências causadas, formas de denunciar eventuais abusos as instituições do município que trabalham na proteção da criança e do adolescente.

As palestras serão realizadas em todas as escolas municipais da zona urbana e também na zona rural durante o mês de maio.

Veja Algumas fotos;