
Iniciado na última quarta-feira, 20, o mutirão de cirurgias de catarata, ao total atendeu mais de 500 pessoas de Picos e região. A ação é fruto de uma parceira entre o Governo do Estado e das Secretarias de Saúde de 20 municípios da região.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Piauí, está disponibilizando transporte e alimentação para os pacientes e acompanhantes, além de está dando toda assistência aos pacientes.
Do município de Belém do Piauí, setes inscritos foram avaliados durante dois dias, no sábado e domingo, e encaminhados para o procedimento cirúrgico, que foi realizado nesta segunda-feira, 25.
Na primeira etapa foi realizado a triagem, momento em que os pacientes foram submetidos a consulta, e no dia seguinte exames. No terceiro dia (hoje), os pacientes foram submetidos ao procedimento cirúrgico. Após a cirurgia, recebem óculos escuros e colírio, para o tratamento. Na terça-feira, quarto e último dia, retornarão para a consulta de revisão.
O secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, se fez presente nas etapas de avaliação e procedimento cirúrgico, e avalia muito positivo os atendimentos realizados nos munícipes. “Com certeza é uma grande conquista! Pois de forma gratuita, os pacientes voltam a enxergar normalmente, melhorando assim a qualidade da vida”, salientou.
Catarata
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino do olho, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A principal causa é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa. Porém, a doença também pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticóides, pancadas, infecção ocular e tabagismo.
Fotos
Da Redação, InfoNewss