Belém do Piauí recebe pela terceira vez o “Selo Unicef – Município Aprovado” em evento realizado em Teresina

Belém do Piauí mais uma vez se destacou no cenário estadual e nacional ao receber, pela terceira vez, o reconhecimento internacional do “Selo Unicef — Município Aprovado”, em uma cerimônia realizada nesta terça-feira, 3 de dezembro, no Theresina Hall, em Teresina. A conquista é fruto do compromisso da gestão municipal em implementar políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento, idealizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, contou com o apoio de importantes instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Associação Piauiense de Municípios (APPM), o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).

O evento contou com a presença de figuras de destaque na política estadual, incluindo o governador Rafael Fonteles, deputados estaduais e federais, senadores, e outras personalidades. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do Selo Unicef como um instrumento de transformação social e incentivo às boas práticas municipais.

A premiação destacou o desempenho de Belém do Piauí no período de 2021 a 2024, durante o qual a cidade avançou significativamente em indicadores críticos como saúde, educação e proteção contra a violência, superando a média nacional. Esse progresso foi fundamental para que o município se destacasse entre os 93 municípios piauienses certificados, de um total de 183 que aderiram ao programa do Selo Unicef.

Belém do Piauí esteve representada pelo prefeito Ademar Carvalho, acompanhado das secretárias Claudia Ribeiro (de educação), Anaias Carvalho (de assistência social), o secretário Nil Boeiro (de saúde), a articuladora do Selo Unicef, Bruna, o advogado, Vinny Heller, e adolescentes NUCA.

Em entrevista, o prefeito Ademar destacou o empenho de toda a equipe e o envolvimento da comunidade no alcance dos resultados. “Esta conquista é de todos. Cada profissional da saúde, da educação, e cada cidadão que se engajou nas ações merece este reconhecimento. Vamos continuar trabalhando para garantir um futuro ainda melhor para nossas crianças e adolescentes.” Destacou.

Na oportunidade a articuladora do Selo Unicef de Belém do Piauí, Bruna Raflézia, falou sobre o significado da certificação. Ver Belém do Piauí reconhecida pelo Unicef pela terceira vez nos enche de orgulho. Este selo simboliza o compromisso que assumimos com nossas crianças e adolescentes e a certeza de que estamos no caminho certo.” Disse.

Mais fotos