Belém do Piauí recebe 24º Impacto Livres com uma grande mobilização de saúde, cultura, educação, cidadania e fé

Entre os dias 20 e 26 de julho de 2025, o município de Belém do Piauí se tornou palco de uma das maiores mobilizações missionárias e sociais do Brasil: o 24º Impacto Livres. A iniciativa, idealizada pelo Instituto Livres, reúne mais de 300 voluntários de 17 estados brasileiros, que dedicam uma semana inteira para transformar realidades no sertão nordestino através de ações gratuitas de saúde, cultura, educação, cidadania e evangelização.

Matéria relacionada — Show com Juliano Son no Impacto Sertão Livre reúne multidão em Belém do Piauí; veja fotos!

O projeto, que há mais de uma década percorre comunidades carentes do semiárido, já beneficiou mais de 221 mil pessoas em diversas regiões do país. Em Belém do Piauí, o objetivo é ampliar esse legado, oferecendo atendimentos e atividades que impactem todas as faixas etárias, do público infantil aos idosos, com serviços essenciais e momentos de comunhão e alegria.

A programação oficial começou no dia 21 de julho, na Comunidade Vista Bela, onde foi montada uma estrutura de atendimentos médicos na UBS Tereza Maria de Lima.

Daniela Pires, coordenadora da área de saúde do Impacto Livres, destacou a importância do trabalho. “Ofertaremos atendimentos na área da saúde de segunda até sábado, em comunidades e na sede municipal, com médicos, pediatra, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros. Nosso objetivo é cuidar das pessoas, muitas vezes em lugares onde o acesso a esses serviços é mais difícil.” Disse.

Enquanto isso, na quadra da Escola José de Moura Leal, Tia Eli, que veio de Minas Gerais, divertia as crianças com atividades lúdicas e educativas. “Todas as tardes estaremos aqui com as crianças. Todos estão convidados a participar desse momento de alegria, brincadeiras e aprendizado.” Relatou.

Para os adolescentes e jovens, o esporte também entrou na programação. Na quadra da Escola Monte Sinai, o ex-árbitro de futebol Ângelo Becchi coordenou oficinas esportivas e falou da sua experiência. “Já são quatorze edições que participo do Impacto Livres. O projeto mudou a minha vida, pois me deu um novo olhar para o sertão. Aqui posso compartilhar minha experiência, conhecer histórias incríveis e, acima de tudo, falar do amor de Jesus através do esporte.” Destacou.

O coordenador geral do Impacto Livres, Renan, enfatizou o caráter abrangente do projeto. “Estamos com mais de trezentos inscritos nesta edição, promovendo um amparo social e evangelístico para a comunidade. Quero parabenizar a cidade e seus gestores, fomos muito bem recebidos e a estrutura da cidade é excelente para receber uma ação como essa.” Expressou.

O diretor executivo do Instituto Sertão Livre, Clever Murilo, também ressaltou a essência da iniciativa. “Esse projeto nasceu da necessidade de abraçar as comunidades do sertão nordestino, levando carinho, apoio, esperança, amor e assistência. Fazemos isso por meio da cultura, esporte e lazer, ajudando também a melhorar a estrutura dos municípios por onde passamos.” Disse.

Entre os voluntários, cada história é única. Daniel, natural de São Paulo, conta que o projeto mudou sua vida a ponto de fazê-lo mudar de estado. “É um privilégio estar aqui. Já participei de outras edições e posso dizer que transformou a minha vida. Larguei São Paulo e hoje moro no Piauí. Nós viemos para impactar vidas, mas somos nós que saímos daqui impactados.” Proferiu.

Todas as noites, a comunidade se reúne na praça central para momentos de celebração, apresentações teatrais, shows musicais e mensagens de fé. Na segunda-feira (21), o grande destaque foi o show do cantor Juliano Son, fundador do Instituto Livres. Músico, compositor, empresário e ativista social, Juliano é reconhecido nacionalmente por seu trabalho de mobilização social no sertão.

“Acabamos de chegar, mas já sentimos a alegria e receptividade do povo de Belém do Piauí. Ontem mesmo visitamos as comunidades e fomos recebidos com muito carinho. Ainda temos uma semana inteira de atendimentos, visitas e momentos preciosos com a população.” — destacou o cantor.

No palco, Juliano dividiu o momento com autoridades locais, que participaram de uma oração e deixaram sua mensagem de apoio. Entre os presentes estavam o prefeito Jônathas Noronha, a primeira-dama Karol Noronha, o vice-prefeito Aluísio Carvalho, o ex-prefeito Ademar Carvalho, o secretário de Educação Renato Bento, o secretário de Saúde Nil Boeiro, além de vereadores e lideranças comunitárias.

“Como o nome já diz, o projeto vem para impactar nossa cidade. É uma ação de grande importância, que leva serviços gratuitos de saúde, cultura, educação, cidadania e fé. Nós, de Belém, só temos a agradecer a todos que fazem o Impacto Livres acontecer.” — afirmou o prefeito Jônathas Noronha.

Capacitação profissional, geração de renda e cronograma

Além das ações de saúde e recreação, o Impacto Livres oferece oficinas e cursos de qualificação profissional, voltados para quem deseja aprender uma nova habilidade ou aperfeiçoar conhecimentos para gerar renda. Entre os dias 23 e 26 de julho, a comunidade terá acesso a oficinas de corte e costura, artesanato, culinária, entre outras.

Os atendimentos de saúde também seguirão um cronograma itinerante para atender a população urbana e rural:

  • 24/07 – Comunidade Caboclo – UBS Mãe do Santo
  • 23/07 – Povoado Carguejo – UBS Ana Brasilina da Conceição

  • 24/07 – Povoado Novo Mundo – UBS Josefa Maria Leal Silva

  • 25/07 – Centro de Belém do Piauí – UBS Adão Batista de Oliveira

Mais fotos