O mês de agosto é voltado para a campanha Agosto Lilás, uma conscientização e combate à violência contra a mulher. Na manhã desta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma caminhada sobre o tema.
Agosto foi mês escolhido em relação a data de promulgação da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no dia 7 de agosto.
A caminhada reforçou, chamou atenção, sensibilizou e conscientizar da sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, além de divulgar sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A passeata teve início em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e contou com a presença da secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho, Assistência Social, Sarah Leal, Conselheiros Tutelares, membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e profissionais da pasta.
Anaías Carvalho, secretária de Assistência Social, falou sobre a passeada e da importância da campanha. “Essa é uma ação do NUCA com a secretaria de assistência social, em que na oportunidade saímos as ruas em passeata, visitamos pontos da cidade, conscientizar as pessoas através de panfletos, colagem de cartazes em pontos estratégicos, para sensibilizar a sociedade sobre a prevenção da violência contra a mulher”, disse.

A Assistente Social, Sarah Leal, também falou sobre a passeata. “A abordagem as pessoas tem como objetivo sensibiliza e conscientizar a sociedade em geral, de uma forma rápida, ficar frente a frente com as pessoas, alcançar as que não vem a uma atitude feita no CRAS. Durante a passeata divulgamos os canais de denúncia, precisamos fazer com que as mulheres entendam que a violência contra a mulher vai muito além da violência física”, destacou a profissional.
Articuladora do Selo Unicef no município, a advogada Bruna Raflézia, comento que a ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o NUCA em parceria com o Conselho Tutelar, é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“Entendemos que é essencial o envolvimento de todos os órgãos de proteção à mulher para conscientizar e sensibilizar toda a sociedade para que esse mal seja banido. Essa violência atinge mulheres de todas as idades, de diversas classes sociais, raças, níveis educacionais e profissões. Na maioria das vezes, acontece silenciosamente e rotineira, em casa, no seio familiar, dificultando medidas de proteção sem que haja alguma denúncia. Assim, sociedade precisa estar em alerta a qualquer sinal deste crime. A violência tem que ser combatida o tempo todo, sendo preciso nos unirmos, denunciarmos e lutarmos contra essa barbárie contra todas nós mulheres”, enfatizou.
Mais fotos




























































































































