Belém do Piauí inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na manhã do último sábado, dia 31 de agosto, à Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana do município. A ação, que tem como meta vacinar cerca de 900 animais, entre cães e gatos, ao longo do mês, começou na Praça Canaã, localizada na sede municipal.

Durante a campanha de abertura, a equipe de profissionais da saúde animal estava pronta para realizar o procedimento de vacinação de forma segura e eficiente, seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas.

A vacina é a única forma de prevenir a raiva, uma doença grave e fatal, que pode ser transmitida aos seres humanos através de animais contaminados. Por isso, a vacinação é essencial para manter os pets saudáveis e proteger a saúde pública.

O secretário de Saúde, Nil Boeiro, destacou a importância da campanha e informou que a vacinação terá continuidade na zona rural do município, nos dias 5 e 6 de setembro, com a realização de ações de imunização nas comunidades. “Iniciamos a campanha na sede do município e vamos avançar para a zona rural para garantir que todos os animais de Belém do Piauí sejam vacinados contra a raiva”, afirmou o secretário.

Durante a campanha de vacinação, o prefeito aproveitou a oportunidade para participar ativamente e destacar a importância dessa ação para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. “Estamos muito satisfeitos com a grande adesão da população à Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano. Proteger nossos animais é também proteger a nossa comunidade. A vacinação é um ato de responsabilidade e cuidado, e agradeço a todos os que trouxeram seus pets para serem imunizados. Continuaremos trabalhando para garantir a saúde pública em Belém do Piauí.” Disse o gestor.

A campanha deste ano conta com a presença e orientação do médico veterinário Abdias Último, que reforçou a importância da vacinação antirrábica. “A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a raiva em animais. Vacinar os pets é fundamental para protegê-los e também evitar a transmissão da doença para os seres humanos”, explicou o veterinário.

Os proprietários de cães e gatos em Belém do Piauí são encorajados a participar ativamente da campanha, garantindo a imunização de seus animais de estimação. A ação é realizada anualmente no município e é fundamental para o controle da raiva, protegendo a saúde dos animais e da comunidade em geral.

Mais fotos;