27.7 C
Picos

Belém do Piauí ganha centro de atendimento multidisciplinar e expande serviços de saúde bucal

#

O município de Belém deu mais um passo importante na área da saúde. Na manhã deste sábado (13), foram inaugurados serviços de atendimento da equipe multidisciplinar “Belém Cuida”, destinados às crianças atípicas, que possuem algum tipo de transtorno do desenvolvimento e visam melhorar qualidade de vida delas e de suas famílias.

O centro multidisciplinar foi instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dalila Dulcinéia Dias, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade, e por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, contará com atendimento especializado nas áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicologia.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Ademar Carvalho, agradeceu, e falou sobre os atendimentos do centro e sobre importância desses novos serviços para a comunidade, expressando como um sonho realizado. “Agradeço a Deus primeiramente por estar iniciando esses serviços, que agora estão sendo fornecidos na cidade, que são realizados por meio de custeios dos representantes que enviam recursos para a saúde. Será disponibilizado inicialmente esse atendimento duas vezes por mês e, com certeza, dependendo da necessidade, ampliaremos para garantir um excelente atendimento”, expressou o gestor.

A coordenadora da equipe multidisciplinar, a fonoaudióloga Rafaela Leal, agradeceu e ressaltou o empenho do município na implementação desse projeto. “Agradeço a Deus por essa oportunidade, pelo empenho e preocupação do município com a saúde da família. O centro possui salas planejadas especialmente para nossas crianças. Esperamos que elas amem, porque é um trabalho pensado para elas”. Enfatizou.

Rafaela comentou ainda sobre os atendimentos de cada área, a fonoaudiologia cuidará da linguagem e fala, a psicopedagogia atuará na parte escolar, a terapia ocupacional trabalhará nas atividades diárias e áreas sensoriais, e a psicologia focará na saúde mental das crianças.

Valéria Ribeiro, mãe de uma criança atípica, falou sobre a importância do novo centro. Ela destacou que, antes, os atendimentos precisavam ser realizados na cidade de Picos, o que gerava um custo. “Como mãe de uma criança atípica, posso dizer é de uma grande importância. Antes, os atendimentos precisavam ser realizados em outras cidades, o que gerava um custo e nem todas as mães conseguiam arcar com essas despesas. Eu não estava levando [o filho] para Picos para o atendimento e ele estava totalmente parado. Agora, com o atendimento na própria cidade, vai ajudar”. Relatou.

O secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, o Nil, enfatizou que os novos serviços trarão atendimentos especializados à comunidade. Ele mencionou que pelo menos 40 pacientes já diagnosticados serão beneficiados com esses serviços. “O município possui 40 crianças com diagnósticos que serão beneficiadas com esse espaço. Como já mencionado por uma mãe, antes era necessário se deslocar para outros lugares, e agora temos quatro especialidades aqui que não exigirão mais isso, o que vai proporcionar mais assistência”. Enfatizou.

O secretário destacou ainda que serão disponibilizadas quatro salas equipadas para os atendimentos, garantindo um suporte completo e integrado.

Para a secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, a Claudia, os serviços especializados no município para o desenvolvimento educacional das crianças. “Agradecemos à gestão municipal por trazer esses serviços tão necessários para nossa cidade. Agora, nossas crianças não precisarão mais se deslocar para receber o atendimento especializado”. Frisou.

Na oportunidade, também foi inaugurado o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESBS), ofertando duas novas especialidades além das já oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. No local, estão disponíveis serviços de ultrassonografia, essencial para diagnósticos precisos por imagem, eletrocardiograma, para avaliação da saúde cardíaca, e atendimento pediátrico especializado, assegurando cuidados específicos e dedicados às crianças.

Participaram também, o vice-prefeito, Francisco dos Reis, o Tico, secretários municipais, profissionais da educação e da saúde, além de mães de crianças atípicas acompanhadas de seus filhos.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas