Belém do Piauí está entre os 18 municípios do PI aptos a receber recursos para investimentos

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), que trabalha há 15 anos com assessoria às Prefeituras Municipais.

De acordo com a presidente do Indes, Nelba Fortaleza, os 224 municípios do Piauí, apenas 18 estão com o Programa de Ações Articuladas para a Educação (PAR) desbloqueada porque estão adimplentes em todos os itens exigidos pelo programa, que são obras, Conselhos da Merenda e Transporte.

Nelba Fortaleza, presidente Do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Foto: reprodução)

Além disso, é obrigação realizar o controle social da aplicação dos recursos, prestações de contas de programas e habilitações, que são o cumprimento de aplicação dos 25% do orçamento municipal em educação, obrigados pela Constituição Federal.

Ainda segundo Nelba, “Os outros 206 municípios com o PAR bloqueado estão com pendências, sendo que desses, 161 estão com pendências de obras e 45 municípios estão com pendências em Conselhos de Merenda Escolar e Transporte Escolar, habilitações e prestação de contas de recursos oriundos da educação”, explicou.

O Prefeito de Belém do Piauí, Ademar Aluísio de Carvalho – MDB, representante de um dos 18 municípios que estão aptos a receber recursos para custeio e investimentos para a educação, ressaltou o empenho de toda a equipe que faz gestão e a administração do município para alcançar o resultado.

Prefeito de Belém do Piauí, Ademar Aluísio de Carvalho – MDB

Isso é uma vitória de todos, uma conquista da cidade e isso só tem sido possível pelo fato de contarmos com um time unido e valorizado, espero que todos tenham a compreensão diária dos desafios que ainda estão postos. Nós estamos no caminho certo, mas ainda temos muito a fazer, e precisamos enfrentar os desafios com muita disposição e seriedade para melhorar a vida da população. Afirmou o prefeito. Esta é uma oportunidade de fazer uma leitura real de tudo o que já fizemos e de mostrar à nossa equipe de que precisamos fazer cada vez mais. Estamos mostrando coragem e determinação para fazer o que nunca foi feito e o que precisa ser feito na cidade de Belém do Piauí. Arrematou.

Municípios não bloqueados no PAR:

  1. Antônio Almeida;
  2. Bela Vista do Piauí;
  3. Belém do Piauí;
  4. Elesbão Veloso;
  5. Francinópolis;
  6. Geminiano;
  7. Guadalupe;
  8. Hugo Napoleão;
  9. Itaueira;
  10. Joaquim Pires;
  11. Landri Sales;
  12. Paquetá;
  13. Patos do Piauí;
  14. Paulistana;
  15. Pedro Laurentino;
  16. Porto Alegre do Piauí;
  17. Santo Inácio do Piauí;
  18. São Luís do Piauí.

Da redação, Infonewss.com

com Informações do Meio Norte