
Com a finalidade de despertar a atenção dos alunos e da população sobre o uso da tecnologia, o que ela pode trazer de positivos e negativo, e a forma de utilização das ferramentas tecnológicas, o Centro Educacional Sebastião de Sousa – CESS, escola da rede estadual de ensino em Belém do Piauí, desenvolveu o Projeto, “As faces da era digital”.
Durante a culminância realizada nesta quinta-feira, 20, a escola realizou exposições e foram apresentados trabalhos sobre a sobre a temática. O projeto foi trabalhando por mais de duas semanas com os alunos das turmas de 1º ao 3º ano do ensino médio e EJA.
O evento apresentou toda a produção realizada pelos alunos, num trabalho que envolveu a gestão da escola, coordenadores e professores que deram todo o suporte para que os alunos explorassem o mundo digital de forma a abrir novas janelas de conhecimento e enriquecendo o desenvolvimento intelectual.
Vale ressaltar que além do tema central, foram trabalhados também outros cinco subtemas, sendo eles: “Rede social: aprecie sem moderação”, “O mercado de trabalho e as profissões da era digital”, “Hardware”, “As faces da era digital: os smartphones e seus impactos na sociedade contemporânea” e “O avanço tecnológico e seus efeitos na sociedade”.
Dentre outros propósitos, o trabalho teve como foco principal proporcionar aos educandos uma reflexão mais profunda sobre a evolução tecnológica e suas mudanças, e evidenciando os resultados positivos e negativos que esses avanços têm provocado na sociedade.

Durante toda a culminância, um grande público esteve prestigiando as apresentações. Estiveram visitando as exposições alunos das escolas de escolas municipais, bem como, da Unidade Monte Sinai, Creche Tia Joaninha, Jeude José Dias e José de Moura Leal, profissionais da secretaria municipal de educação, além da comunidade em geral.
Maria Auxiliadora Bento de Assis, diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa – CESS, em entrevista ao Portal InfoNewss, falou sobre a escolha do tema. “A escolha desse tema partiu de uma sugestão da secretaria estadual de educação, para um trabalho rápido com os alunos, mas como a gente sentiu a necessidade de se trabalhar de forma mais arranjada com ênfase nesse tema, nós decidimos então fazer um projeto em grande porte”, disse.
Ainda em conversa, a Gestora ressaltou sobre a relevância do projeto para a sociedade. “Trabalhamos os pontos positivos e os pontos negativos da era digital, pois sabemos que hoje em dia a vida de qualquer ser-humano gira em torno da era digital, porém é necessário saber quais são as implicações que essa era causa na vida das pessoas”, explanou.
Por fim, Auxiliadora ressaltou sobre o planejamento montado para a realização projeto. “Trabalhamos durante duas semanas e meia, desde o estudo do assunto, a produção de materiais para exposição e a organização do espaço para recepção dos visitantes. Em todo o trabalho contamos com a ajuda essencial de professores, gestores e alunos, e eu só tenho a agradecer a cada um pelo empenho e força de vontade. Encerramos o projeto com a visita de cerca de cento e cinquenta pessoas, o que me deixa muito feliz, com o sentimento de dever cumprido”, finalizou.
Veja Fotos;
[rl_gallery id=”92473″]
Da redação, InfoNewss.com