Barragem do Caboclo em Belém-PI registra maior cheia dos últimos 15 anos e ameaça tráfego na PI-243

Após fortes chuvas que caíram sobre a região, a Barragem do Caboclo localizada as margens da PI-243, entre os municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos, registrou a maior cheia dos últimos 15 anos.

O Açude do Riacho do Padre como é conhecido, transbordou no dia 27 de março, e após fortes chuvas que caem sobre a região apresentou uma grande cheia.

O volume de água que passava bela represa foi tão forte que durante toda a manhã deste sábado, 16, pedestres, motocicletas e veículos consideram pequenos ficaram impossibilitados de passar pelo local.

Um motociclista até o momento não identificado tentou passar pela passarela, mas foi arrastado pela forte correnteza. Por sorte, populares que estavam presentes resgataram o homem.

De acordo com um dos mais antigos moradores do Povoado Caboclo, Biano, a última vez que o açude apresentou uma cheia tão grande havia sido ano de 2004. “Só tinha visto em dois mil e quatro, quem diria que essa barragem quase seca iria transbordar, só Deus mesmo, graças a ele nós que dependemos dessa barragem estamos seguros”, disse o morador. 

A represa que estava quase seca, foi uma importante fonte de abastecimento dos municípios de Belém do Piauí, Padre Marcos e do povoado Riacho do Padre até o ano de 2014, abastecendo atualmente apenas a comunidade Caboclo.

Vale ressaltar que a Policia Militar de Belém do Piauí esteve no local realizando o controle do transito, bem como restringindo o fluxo de pessoas do município e de cidades vizinhas, para observar a represa.

Fotos;