Diante da previsão de intensificação das chuvas na bacia do Rio Parnaíba, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, nesta quinta-feira (16), o aumento do volume de vazão da barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, no Sul do Piauí.
Operando atualmente com uma afluência (água que chega ao reservatório) de 1.070 m³/s, sendo quase o dobro dos 547 m³/s de defluência (água que deixa o reservatório), a barragem de Boa Esperança encontra-se com um armazenamento correspondente a cerca de 58% do seu volume útil.
Por conta disso, a Chesf decidiu aumentar gradualmente a vazão da barragem de Boa Esperança, inicialmente ao patamar de 800 m³/s a partir desta sexta-feira (17), chegando aos 1.000 m³/s no sábado (18), até uma nova reavaliação da situação.
Conforme a empresa, a medida tem “caráter preventivo e com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, ressaltamos a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação”.
Ao Cidadeverde.com, o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), Werton Costa, afirmou que o aumento da vazão não representa impacto para a elevação do nível do Rio Parnaíba e risco de eventuais inundações.
“Tem impacto zero para a população. Esse processo de abertura das comportas é protocolar, porque a barragem recebeu muita água das chuvas que vieram do Maranhão. É um processo de seguranças para as comunidades que estão acima da barragem”, explicou.
Conforme o especialista, a abertura das comportas da barragem de Boa Esperança deve auxiliar no controle do nível do Rio Parnaíba em Uruçuí, onde a água chegou a invadir casas e estabelecimentos comerciais localizados às margens após aumento do nível.
Fonte: Cidade Verde