Banco do Nordeste lança crédito para construção e reforma de banheiros em propriedades rurais do Piauí

O Banco do Nordeste (BNB) lançou, no âmbito do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, uma nova linha de crédito voltada à construção e reforma de banheiros em pequenas propriedades rurais, destinada a agricultores familiares com renda anual de até R$ 50 mil. O financiamento oferece juros de 0,5% ao ano e prazo de até três anos, com o objetivo de ampliar a infraestrutura sanitária, promover dignidade e melhorar a qualidade de vida no campo.

No Piauí, que conta com cerca de 280 mil propriedades da agricultura familiar, a iniciativa tem potencial de alcançar grande parte dos agricultores. A expectativa é financiar aproximadamente 100 mil banheiros em todo o Nordeste, incluindo o estado, totalizando R$ 300 milhões em crédito, sem comprometer o limite já existente do Pronaf para outras finalidades. Com essa medida, os agricultores piauienses ganham mais oportunidades para modernizar suas propriedades e melhorar a qualidade de vida.

Foto: Ascom Secom
Foto: Ascom Secom

Para o BNB, principal operador do Pronaf na região, a linha de crédito reforça o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento rural. O superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do banco, Luiz Sérgio Farias Machado, ressalta que “a instalação e reforma de banheiros representa um salto em saúde e dignidade para as famílias rurais, fortalecendo comunidades agrícolas que são a base da produção de alimentos em nossa região”.

Segundo Luiz Abel, diretor de negócios do BNB, a ideia é melhorar o saneamento básico na zona rural do Nordeste e expandir a capacidade produtiva da região. “Não podemos aceitar que, ao oferecer acesso ao crédito, ainda haja na zona rural muitas famílias sem acesso ao básico, como um banheiro. A intenção é melhorar a dignidade das pessoas”, afirma.

Foto: Ascom Seplan
Foto: Ascom Seplan