Banco do Nordeste inaugura unidades do Agroamigo em Itainópolis, Jaicós e Queimada Nova

#

Os municípiso de Itainópolis, Jaicós e Queimada Nova contam, desde a última semana, com pontos de atendimento do Agroamigo, programa de microfinança rural produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB). As novas unidades chegam para oportunizar melhor estrutura de atendimento aos agricultores familiares das vinte e duas cidades atendidas pelos três pontos, seguindo projeto de expansão do Agroamigo em toda a área de atuação do banco de desenvolvimento (Nordeste, parte de Minas Gerais e Espírito Santo).

Parceiros institucionais locais, colaboradores do programa de microfinança e das agências do BNB em Paulistana e Picos (responsáveis por jurisdicionar os municípios contemplados), também estiveram presentes às inaugurações, que compreenderam, ainda, assinaturas de contratos, bem como homenagens a clientes ao longo de seus momentos solenes.

“As inaugurações destacam o potencial estratégico da Agricultura Familiar na região, ao mesmo tempo em que reafirmam o compromisso do Programa Agroamigo com a ampliação da capilaridade e a qualificação do atendimento. A proximidade tem como premissa ampliar o acesso ao crédito, contribuindo para o fortalecimento da produção local, a geração de renda e a promoção do desenvolvimento socioeconômico.”, afirma Lázaro Lima, gestor do Escritório Regional Agroamigo São João do Piauí.

No Piauí, dois Escritórios Regionais (além de São João, o de Teresina) coordenam a execução do programa. Ao longo de suas duas décadas, o Agroamigo Banco do Nordeste já desembolsou mais de R$ 48 bilhões em todos onze estados em que atua, em mais de 8 milhões de operações a 1,8 milhão de clientes.

“Somente entre janeiro de 2025 e setembro deste ano, R$ 2,3 bilhões foram aplicados pelo Agroamigo, no Piauí, em cerca de 200 mil operações, evidenciando a forte atuação do programa para aumento da produção no campo e melhoria de vida dos agricultores e agricultoras familiares”, frisa Horácio Alcântara, gerente do Escritório Teresina.

Inauguração em Jaicós.
Inauguração em Jaicós.
Abrangência de estruturas disponibilizadas

Queimada Nova abrangerá também produtores rurais de Lagoa do Barro e São Francisco de Assis. Já Jaicós, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Francisco Macêdo, Francisco Santos, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Santo Antônio de Lisboa, além de Vila Nova do Piauí. Itainópolis, Aroeiras do Itaim, Dom Expedito Lopes, Isaías Coelho, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, Vera Mendes e Wall Ferraz.

Previsão de aberturas de novas estruturas no Piauí

Até dezembro, Luzilândia contará com nova estrutura de atendimento do Agroamigo, também destinada a microempreendedores de Campo Largo do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, Madeiro, Matias Olímpio e Porto. Cocal, Elesbão Veloso, Canto do Buriti, Castelo e Curimatá são os demais inclusos no plano de expansão do Agroamigo BNB para 2025 (unidades compartilhadas com o Crediamigo, microfinança urbana do banco de fomento).

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas