O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (08), dois alertas de baixa umidade do ar para os municípios piauienses. Pelo menos 16 cidades estão com as taxas de umidade relativa do ar abaixo de 30%, percentual que já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Dentre elas estão: Santa Filomena (13%), Gilbués (14%), Barreiras do Piauí (14%), Alvorada do Gurguéia (15%) e Uruçuí (15%).
Os avisos Amarelo (Perigo Potencial) e Laranja (Perigo) apresentam a gravidade e os riscos devido essas condições, que atingem as cidades localizadas nas regiões Sudoeste, Sudeste, Centro-Norte e Norte do Piauí. Os avisos são válidos até às 21h de hoje, mas exigem atenção dos piauienses.
O alerta Amarelo, que representa Perigo Potencial, destaca que a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, apresentando baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Entretanto, o alerta Laranja, que representa Perigo, destaca que a umidade relativa do ar está muito baixa, variando entre 20% e 12%, o que pode acarretar risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O climatologista e diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, Werton Costa, explica que o mês de setembro marca o início do B-R-O-Bró, período que contempla os meses de setembro, outubro e novembro e, no Piauí, registra as temperaturas mais elevadas.
“O pico ocorre no mês de outubro, mas, por influência das mudanças climáticas, temos percebido uma alteração sutil nesse quadro, inclusive com a inclusão do mês de agosto, como uma espécie de B-R-O-Bró térmico, ou seja, um mês com características de baixa umidade e temperaturas semelhantes à do B-R-O-Bró.
Na primeira semana de setembro, estamos presenciando situações bastante desafiadoras e danosas à saúde, no que diz respeito à umidade relativa do ar. Às 15h deste domingo (08), as estações do Inmet cravaram, quase na totalidade dos municípios piauienses, padrões de umidade abaixo de 20%, sendo que 30% já é o limite crítico”, destaca Werton Costa.
Padrões de umidade do ar abaixo de 15%, como registrado em um Uruçuí, por exemplo, são similares aos registrados no Deserto do Saara, ou seja, condições higrométricas extremamente danosas. Em contrapartida, alguns municípios registraram temperaturas que chegaram aos 39ºC, como Santa Filomena; Bom Jesus (38,4ºC) e Teresina (38ºC).
Umidade relativa do ar
O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde. Já entre 21% e 30%, considera-se estado de atenção.
Cuidados com período seco
A atenção nesse período mais seco e de baixa umidade deve ser redobrada, para isso, é preciso:
- Beber bastante líquido.
- Evitar desgaste físico nas horas mais secas.
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Para mais informações, busque a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Portal O Dia