A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Viva o Semiárido, que é apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Ex-secretário da SDR, Francisco Lima, iniciou um cronograma de liberação de recursos para a comunidade Carqueijo em Belém do Piauí com Planos de Investimento Produtivo (PIP) já aprovados.
O Plano de Investimento é referente à 2 (dois) Projetos Produtivos: Avicultura e a Caprinocultura. Os projetos chegam a Belém do Piauí através dos apoios de Francisco Lima, Ex-Secretario da SDR, e do Vereador do Município, Burenga.
O plano financiado será direcionada a localidade Carqueijo, no município de Belém do Piauí, e está em fase inicial. O investimento total chega a R$ 263 (duzentos e sessenta e três mil reais) e beneficiará 43 (quarenta e três) famílias.
O encontro aconteceu nesta quinta-feira 14, na Igreja Católica da comunidade, e contou com a presença dos membros da associação e com a equipe do Projeto Viva o Semiárido. Na oportunidade foi assinado um termo de cooperação entre a equipe do Projeto e os membros da associação de Belém do Piauí, representada pelo presidente, Jaime Antônio.
Iniciando a reunião, o chefe de gabinete da Secretaria da SDR, Carlos Alberto, justificou a ausência do Ex-secretário da SDR Francisco Limma, grande incentivador do projeto, que não pode comparecer devido a motivos de forças maiores.
Cleber Coutinho, Diretor técnico da Emater no Estado do Piauí, destacou que o Projeto Viva o Semiárido é um esforço do Governo do Estado para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica, no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento de atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
Segundo Francisco Ribeiro (Chicão), diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), o Governo do Estado está extremamente embuido na viabilização de projetos que possam combinar a inclusão social, o equilíbrio ambiental e, principalmente, a formação de empreendedores nesta área do desenvolvimento rural, bem como a educação contextualizada voltada para a convivência com o Semiárido.
O vereador Burenga, padrinho do projeto no Município de Belém, falou sobre o andamento do benefício. “Quero aqui agradecer a presença de todos, e dizer que é uma honra fazer parte da vinda deste projeto para nosso município. O Projeto vai beneficiar as famílias que precisam de apoio, de certa forma, será uma esperança de dias melhores e de uma vida digna ”.
Estiveram presentes também na reunião as seguintes autoridades, os vereadores: Bonifácio (Padre Mrcos-PI), Luisinho (Belém do Piauí) e Sirlene Lopes (Jaicós-PI). Além dos Técnicos da Emater, Sérgio de Paulistana, e Luís José de Belém do Piauí. Assim como o líder Politico de Francisco Macêdo, Odair.
Confira algumas fotos do encontro;
Da Redação Infonewss.com