
A cidade de Vera Mendes — PI, distante cerca de 380 quilômetros na capital Teresina, foi destaque nesta ultima semana em todo estado do Piauí, após um atleta natural do município, participar de uma competição mundial realizada em Berlim, na Alemanha.

O veramendense, Wilson João de Sousa, e mais nove atletas (cinco no feminino e cinco no masculino) foram convocados Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), de acordo com Ranking Nacional da Ultramaratona, para representar o Brasil 31º Campeonato Mundial IAU de 100 km.

Realizado neste último sábado, dia, 27 de agosto, o 31º Campeonato Mundial da Associação Internacional de Ultramaratonistas de 100 km, contou com a participação de 251 corredores (106 no feminino e 145 no masculino), representando 42 países.
No desafio da modalidade masculina, o destaque da equipe brasileira ficou para o catarinense Felipe Costa da Silva, que terminou em sétimo lugar no individual, com 6h37min27, melhorando seu resultado no ranking e quebrando seu próprio recorde. Denilson Vieira da Silva e Cleiser Alves dos Santos, ambos do Rio Grande do Norte, completaram a distância em 6h48min57 e 7h35min18, respectivamente.

Com isso, o Brasil totalizou 21h01min42 na classificação por equipes masculinas, terminando também na sétima colocação — o melhor resultado da história na competição. O melhor desempenho anterior havia sido o nono lugar obtido na Espanha, em 2016. O título individual ficou com o japonês Haruki Okayama, que completou os 100km em 6h12min10.

No feminino, Noeme Pereira (9h00min57), Franciela Santini (9h03min48) e Luciana Rocha (9h22min19) somaram o tempo de 27h27min29. Com isso, a equipe nacional terminou em 15º lugar. A campeã individual foi Floriane Hot, da França, com o tempo de 7h04min03.
Na disputa por equipes, o Japão dominou entre os homens, seguido por França e África do Sul. No feminino, as norte-americanas levantaram o título, com as francesas e japonesas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A competição, organizada pela Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU, na sigla em inglês), teve uma primeira volta de 2,5 km e outras 13 voltas de 7,5 km. A largada foi dada às 6h30 locais, com cerca de 18 graus e muito umidade.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Feminino
Alanna Kecya Gomes (Associação Rionortegrandense-RN)
Franciela Salete Santin (Federação de Atletismo do Paraná-PR)
Noeme Maria Pereira (Associação Ferroviára-SP)
Helen Cristina Caldeira Deluque (Federação de Atletismo do Distrito Federal-DF)
Luciana Beatriz Freitas da Rocha (Federação de Atletismo do Paraná-PR)
Masculino
Felipe Costa da Silva (Associação Desportiva Recreativa-SC)
Marcelo Henrique Rocha (São Paulo FC-SP)
Wilson João de Sousa (ADC São Bernardo-SP / Vera Mendes — PI)
Denilson Vieira da Silva (Clube de Atletismo do RN-RN)
Cleiser Alves dos Santos (Clube de Atletismo do RN-RN)
A seleção tem o delegado técnico Oscar Francisco Prisco Silva (CBAt), os treinadores Adeluci Moraes (PR) e Marcos Gomes Silva (RN), a médica Patrícia Aguiar (SP) e o fisioterapeuta Luís Fernando Garcia da Silva (RS)