Assessora Técnica natural de Jaicós compõe delegação do Piauí na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

A assessora técnica natural de Jaicós, Fabiana Dias, está entre os representantes do Piauí na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento, promovido pelo Ministério da Cultura, acontece entre os dias 4 e 9 de março e tem como intuito debater e aprovar propostas que embasarão as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) para a próxima década.

Fabiana Dias, juntamente com a delegação, são responsáveis por representar os municípios do estado na conferência. A participação dos representantes, destaca-se como uma voz ativa na construção de políticas culturais que abrangem diferentes realidades e necessidades dos municípios piauienses.

Por telefone, Fabiana expressou sua profunda gratidão por ter sido escolhida e votada pelos municípios nas conferências, sendo eleita por unanimidade, e enfatizou a importância de permanecer engajada na contínua luta pela construção de políticas públicas. “Estou honrada em representar os diversos municípios do Piauí neste importante evento. É fundamental que as vozes de todas as regiões do país sejam ouvidas na formulação das políticas culturais, visando a promoção da diversidade e inclusão em nossa sociedade.” Disse.

Vale destacar, que abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura contou com a presença do presidente Lula, e reuniu cerca de três mil participantes, conforme dados divulgados pelo Ministério da Cultura.

Serão debatidos seis eixos temáticos na conferência
REPRODUÇÃO/YOUTUBE – 14/03/24

Em seu discurso, Lula enfatizou a importância do Ministério da Cultura em levar o incentivo cultural diretamente ao povo. Ele destacou a necessidade de levar a cultura até as comunidades, em vez de esperar que elas venham até a cultura. O presidente afirmou ser fundamental disseminar a cultura entre a população, declarando que “esse país nunca mais vai entrar na escuridão do fim da cultura”.

Durante o evento, serão debatidos seis eixos temáticos cruciais para a democratização e inclusão cultural:

  1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
  2. Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
  3. Identidade, Patrimônio e Memória
  4. Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
  5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
  6. Direito às Artes e Linguagens Digitais