Araripina inaugura a Casa Acolhe primeiro centro para autismo do Sertão do Araripe

A Prefeitura de Araripina inaugurou nesta segunda-feira (29), a Casa Acolhe – Centro Educacional e de Acolhimento Terapêutico para o Autismo, o primeiro centro na região do Araripe, que conta com espaço inovador e de grande importância para a inclusão social no município. A solenidade aconteceu no próprio centro, que fica na Rua vereaodor José Arnold Campos, próximo a prefeitura.

A unidade vai atender crianças de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino, oferecendo acompanhamento multidisciplinar com pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neuropediatra, entre outros profissionais especializados.

O novo equipamento foi proposto na Câmara pela primeira-dama e vereadora Kalígia Mateus, e será administrado pela Secretaria Municipal de Educação.

A Casa Acolhe se soma ao trabalho já desenvolvido pelo CENIDE – Centro Especializado de Neurodivergência Infantil e Desenvolvimento Educacional, ampliando a rede de apoio às famílias e garantindo mais dignidade e oportunidades para crianças atípicas.

Em seu discurso, o prefeito Evilásio Mateus destacou o caráter histórico da inauguração. “Hoje é um dia que ficará marcado na história de Araripina. A Casa Acolhe não é apenas um espaço físico, mas um gesto de cuidado, inclusão e amor. Estamos mostrando, na prática, que nossa cidade olha com sensibilidade para as demandas das pessoas neurodivergentes. Araripina é futuro, é pra todos, é pra já”, afirmou o gestor.

“A Casa Acolhe nasceu de um sonho: oferecer às nossas crianças neurodivergentes um espaço de cuidado, amor e inclusão. Hoje, ver esse projeto se tornar realidade é uma vitória para todas as famílias de Araripina. Este é apenas o começo de uma cidade cada vez mais justa e acolhedora”, disse Kalígia.