
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que antecipar para segunda-feira (18) uma reunião com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, que estava agendada para terça (19). No encontro, o presidente do Consórcio Nordeste espera definir uma data para início da vacinação e defende que a imunização comece na quarta (20).
Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
“Com a aprovação, já pedimos a antecipação para amanhã da entrega simbólica da vacina aos 26 estados e Distrito Federal. Concordamos que seja em Guarulhos (SP), unificação da data para início da vacinação e começo imediato da entrega”, afirmou Dias.
O governador acredita que, com o uso de aeronaves, é possível que cada estado tenha vacinas até a noite de terça. “Portanto, é real a possibilidade de iniciar a vacinação no próximo dia 20”, declarou.
Preparação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/0/t/MEQevlR1OfWRJWuohZqQ/whatsapp-image-2021-01-16-at-18.09.17-1-.jpeg)
Insumos foram enviados para 16 cidades após a apresentação do plano de vacinação — Foto: Divulgação /Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) já iniciou a preparação para a vacinação. Na sexta (15), seringas e demais insumos necessários para a primeira etapa da imunização foram enviados para as regionais de saúde do estado.
Segundo o governo, a partir da segunda, os municípios vão começar a receber o material necessário.
Fonte: G1 Piauí