A cidade de Alagoinha do Piauí foi duramente atingida por uma chuva intensa de 90 milímetros durante o dia de ontem, segunda-feira, dia 4 de março, causando uma série de danos estruturais e isolando diversas comunidades do município. Relatos de moradores e vídeos divulgados nas redes sociais destacam a gravidade da situação.
Uma das principais consequências das chuvas foi o rompimento do aterro da passagem molhada do rio Marçal, que conecta a sede do município à zona rural. O grande volume de água fez com que a estrutura de apoio não suportasse, abrindo uma grande cratera, gerando transtornos significativos para os residentes.
Além disso, conforme informações repassadas por um marador, outros açudes e uma pequena passagem molhada, em comunidades rurais, também não resistiram à pressão das águas, rompendo-se e agravando ainda mais a situação.
Também segundo o morador, na sede municipal, muros de residências caíram, estrutura foram afetadas, e a pavimentação em alguns pontos estragou, mas nenhum registro de vítimas e feridos foi registrado até o momento.
Trafegabilidade
Vale destacar que os impactos causados pelas chuvas foram sentidos em toda a cidade, com destaque para a Zona Rural, onde diversas comunidades ficaram completamente isoladas devido aos danos causados pelas enchentes.
O prefeito de Alagoinha do Piauí Jorismar Rocha, esteve acompanhado os estragas causados pelas fortes chuvas, na manhã desta terça-feira, e disse que as autoridades estão mobilizadas para prestar assistência às áreas afetadas e buscar soluções emergenciais para restabelecer o acesso e a segurança das comunidades atingidas.