
Com foco na preparação para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024, que acontecerá entre os dias 4 e 17 de agosto em Teresina, atletas de escolas municipais de Picos iniciaram nesta sexta-feira (18) uma nova fase de treinamentos voltados para as provas individuais de atletismo.
A ação é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Esportes e Lazer com o Projeto Semear de Atletismo e o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). O projeto disponibilizou monitores especializados para o acompanhamento técnico dos estudantes, enquanto o 3º BEC cedeu sua pista de atletismo e caixa de areia para a realização dos treinos.
Durante os encontros, os monitores trabalham técnicas específicas para cada modalidade, incluindo regras, postura, posicionamento e fortalecimento corporal. “Eles têm talento, e com conhecimento técnico vão evoluir muito”, afirmou a maratonista e monitora Yara Carla. Já o atleta Elielson Silva, campeão Norte/Nordeste no salto em distância e salto triplo Sub-23, pontuou: “Qualquer detalhe pode fazer diferença no dia da competição, como alguns centímetros a mais no salto ou segundos a menos na corrida”.
O estudante Emerson Victor, de 15 anos, que competirá no salto triplo, destacou a importância dos treinos com orientação profissional. “Esses treinamentos ajudam muito. Minha expectativa é melhorar minha marca e conquistar uma medalha”, declarou.
Estão participando dos treinos os alunos das escolas municipais Antônio Marques (Aroeira do Matadouro), Cívico-Militar (Parque de Exposição), Heli Nunes (Pantanal), Nossa Senhora dos Remédios (Torrões) e Otília Neiva (Centro). Ao todo, 20 atletas foram classificados para representar o município na etapa estadual nas provas de velocidade, resistência, saltos (em distância, triplo e em altura), arremesso de martelo e arremesso de peso.
A secretária de Educação, Mary Dantas, ressaltou que é a primeira vez que os atletas municipais participam da competição com apoio completo. “Eles têm potencial e agora estão recebendo o suporte necessário para competir em igualdade de condições. Temos grandes chances de medalhas e até de classificação para a etapa nacional”, frisou.
Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Layana Rufino, os treinamentos seguirão até a véspera da competição. “Essa preparação é essencial para condicionar os atletas e colher bons resultados. O esforço, a disciplina e o desejo deles em competir são o que nos impulsiona a investir ainda mais”, concluiu.