A secretaria municipal de Educação de Belém do Piauí promoveu na última terça-feira (13) uma visita a Estação de Tratamento de Água do povoado Caboclo e também da barragem Estreito para demonstrar aos alunos os processos de purificação da água. Durante a visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) os alunos receberam orientações sobre todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água.
Na ETA, os educandos conheceram a estrutura interna e acompanharam o funcionamento do sistema de supervisão e controle dos reservatórios e poderam observar todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação, até a conclusão do processo com o envio da água para os reservatórios. O chefe da Agespisa local Arão Olegário, recebeu os alunos e fez uma pequena demonstração sobre cada etapa, tirando todas as dúvidas.
Os professores que acompanhavam a visita também comentaram sobre a importância de trazer os alunos para conhecer a Estação de Tratamento. “A parte teórica fica na escola, mas aqui os alunos têm uma noção do que realmente acontece. E é uma conscientização do bem que temos que preservar que é a nossa água, para o futuro, para nós. Os alunos estão aproveitando muito essa aula fora da escola”, comenta a professora Francisca Perpetua.
Para a Secretaria de Educação Cláudia, essa atividade é um importante instrumento para promover a conscientização sobre a necessidade de aprendizagem dos recursos hídricos, “A visita das crianças é uma oportunidade de conhecer de perto o processo de tratamento da água, despertando o interesse em preservar esse recurso.”, disse.