27.1 C
Picos

Alegretense pede patrocínio para custear projeto “Ciência & Conhecimento”, visando o ensino da astronomia

#

Apaixonado por astronomia desde os 10 anos de idade, o monitor de matemática do ‘Mais Educação’, Valmir José da Silva Júnior, de 23 anos, quer compartilhar com alunos o seu interesse pela ciência que trata do universo sideral e dos corpos celestes, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seu movimento.

O interesse de Valmir pela área é oriundo do estudo de ciências, ainda na 4ª série, quando em um capítulo do livro deparou-se com a constituição do sistema solar. De acordo com ele, as informações repassadas através do material eram resumidas e, diante de tamanho interesse, o então estudante passou a pesquisar cada dia mais, agregando conhecimento na área de astronomia, “tanto em composição dos astros, como posicionamento”, explicou.

Segundo Valmir Júnior, o projeto oportuniza a realização de um diferencial na educação cotidiana dos alunos, tirando os mesmos de atividades mais mecânicas e corriqueiras, e abrindo espaço para novos e surpreendentes conhecimentos.

O desejo de Valmir é iniciar o projeto onde já trabalha, através da Unidade Escolar Municipal Pedro Cazé, no povoado Malhada Alta, na zona rural de Alegrete do Piauí. Na escola, Valmir já foi monitor voluntário da OBA, a Olimpíada Brasileira de Astronomia. O idealizador conta com o apoio da direção da Pedro Cazé, através da diretora Verônica Alves, da coordenadora Eva Alencar e do secretário Jesildo Oliveira, com disponibilidade de uma sala para desenvolvimento do ‘Ciência & Conhecimento’. A expectativa é de fazer funcionar o projeto e leva-lo para outras escolas do município.

“O projeto instigará o conhecimento dos alunos, a vontade de saber mais sobre o assunto, pesquisar em livros, na internet. Com isso, nós temos a contribuição no desenvolvimento da astronomia e também em outras matérias correlacionadas, como a própria leitura. Incentivando a prática da pesquisa, nós podemos instigar os alunos a buscarem muito mais conhecimentos em outras matérias”, explicou o monitor.

Ao Portal Piauí em Foco, Valmir relatou a dinâmica do projeto, envolvendo não apenas pesquisa, mas o conhecimento agregado através da prática. Após a parte teórica feita junto aos alunos do ensino fundamental 2 (5º ao 9º ano), deverá ser executada a etapa de uma mostra de astronomia, aberta ao público, com materiais confeccionados pelos próprios alunos. O objetivo é ainda aquisição de um telescópio, para auxiliar na parte prática do estudo e apresentação “desta nova forma de ver o mundo”, relatou.

Para tanto, o idealizador do projeto solicita patrocínio de autoridades políticas, agentes públicos, empresário e sociedade em geral. Os interessados em ofertar ajuda financeira ou em conhecer mais detalhes da ideia, podem procurar Valmir Junior através do número (89) 9 8102-3885, e-mail juniorsilvapw@gmail.com.

Quem puder ajudar, poderá enviar sua quantia através da ‘vaquinha virtual’ clicando aqui.

“Desde criança, eu comecei a ter curiosidades, em saber mais sobre o Universo. A lua era minha maior fascinação. Fui crescendo e minha paixão por astronomia também. É um mundo fascinante, cheio de curiosidades, mistérios e, ao mesmo tempo, lindo, glorioso, maravilhoso e mais adjetivos. Meu intuito neste projeto é envolver crianças e adolescentes da escola da rede pública da minha comunidade e com passar do tempo ir se expandindo. Gostaria muito de que a partir dessa vaquinha e com ajuda de todos vocês esse projeto se realizasse. ficaria muito grato e feliz pela colaboração de todos envolvidos.

Contudo, quero instigar o conhecimento do futuro da nossa geração, que são nossas crianças, para uma curiosidade maior em querer saber sempre mais de tudo um pouco, fazendo com que os mesmos desenvolvam uma leitura e conhecimento maior.

Desde já agradeço a todos.

Valmir Júnior”

Fonte: Piauí em foco 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttp://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui