A agropecuária foi o setor que registrou maior redução no número de pessoas ocupadas no Piauí, entre abril, maio e junho de 2022, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em contrapartida, nos setores de alojamento e alimentação houve uma alta no número de pessoas ocupadas.
No segundo trimestre de 2022, cerca de 166 mil pessoas tinham como ocupação atividades como agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. No segundo trimestre do ano passado, eram 239 mil pessoas ocupadas, o que representa uma redução de 73 mil pessoas no setor.
Conforme a pesquisa, no primeiro trimestre de 2012, o setor da agropecuária possuía 340 mil pessoas ocupadas no Piauí. Se comparar com o mesmo período deste ano, observa-se que houve uma redução de 174 mil pessoas na atividade, ou seja, uma queda de 51,17% em 10 anos.
Alta na alimentação e administração pública
O IBGE informou que alguns setores econômicos piauienses apresentaram um crescimento significativo na ocupação.
Um deles foi o setor de alojamento e alimentação, que registrou um incremento de 32 mil pessoas ocupadas em comparação ao segundo trimestre de 2021 e 2022.
A alta também ocorreu na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que teve um aumento de 43 mil pessoas ocupadas, ou seja, um incremento de 17,3%.
Fonte: G1 Piauí