
A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sest Senat, deu início nesta segunda-feira (15) a mais uma ação de saúde voltada para caminhoneiros. A iniciativa segue até sexta-feira (19), no posto fiscal do município, as margens da Rodovia Federal BR-316, na divisa entre Piauí e Pernambuco, oferecendo serviços gratuitos de prevenção e cuidados básicos de saúde.
Durante a semana, os caminhoneiros e a população que passam pelo posto fiscal no município podem contar com uma série de serviços gratuitos. Estão sendo oferecidas vacinas de rotina, testes rápidos para detecção de doenças, exames preventivos, aferição de pressão arterial e glicemia, além de orientações odontológicas com profilaxia e aplicação de flúor. A iniciativa também inclui acompanhamento psicológico, ações voltadas para a saúde mental e atendimentos fisioterapêuticos direcionados às necessidades dos motoristas, que muitas vezes enfrentam jornadas longas e condições desgastantes nas estradas.
A secretária municipal de Saúde, Domitília de Sousa Alencar Damasceno, destacou a importância da ação contínua no posto fiscal, e ressaltou que a iniciativa busca facilitar o acesso dos motoristas a serviços que muitas vezes não conseguem realizar devido à rotina intensa nas estradas.
“Estamos aqui no posto, mais um ano no posto fiscal do Piauí, fazendo mais uma ação em parceria com o Sest Senat, onde a Secretaria de Saúde disponibiliza várias ações, vacina, testes rápidos, orientação odontológica, especialmente para os caminhoneiros que passam por esta rodovia no decorrer de toda a semana.”
O coordenador de Promoção Social do Sest Senat de Picos, Layon Feitosa, também comentou sobre os atendimentos. Segundo ele, a proposta é dar atenção especial aos motoristas e à comunidade local, oferecendo inclusive brindes para os participantes.
“Hoje estou aqui na cidade de Marcolândia, com a equipe do Sest Senat, em parceria com a Prefeitura, realizando vários exames de saúde voltados para o motorista profissional e a população. Dentro dessas ações, a gente vai estar fazendo aferição de pressão, teste de glicemia, atendimento psicológico, vacinação, testes rápidos e atividades de fisioterapia específicas para esse público.”
Os próprios caminhoneiros destacaram a relevância da iniciativa. José Antonio Borges, que participou do atendimento, avaliou positivamente a experiência.
“Esse atendimento foi muito bom, eu tenho andado por aí, tenho visto o atendimento. E esse cuidado é importante para todo motorista, que geralmente não tem tempo para se cuidar. Achei muito legal como o Sest Senat sabe tratar as pessoas bem e corresponder. É importante para o motorista não só trabalhar, mas também se cuidar no dia a dia.”
A ação segue durante toda a semana, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 12h, no posto fiscal e segue aberto para a população em geral.
Mais fotos