Ação de peixamento solta 300 mil pós larvas de peixes em Patos do Piauí Paulistana e Conceição do Canindé

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta semana, uma série de ações de peixamento em três municípios do Sul do Piauí. Ao todo, foram lançadas mais de 300 mil pós-larvas de peixes em reservatórios e rios das cidades de Patos do Piauí, Paulistana e Conceição do Canindé, beneficiando diretamente pescadores, agricultores familiares e comunidades ribeirinhas.

A iniciativa busca fortalecer a segurança alimentar, a pesca artesanal, a manutenção do equilíbrio ecológico e a geração de renda para centenas de famílias da região. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, o peixamento é uma das políticas mais importantes de preservação e desenvolvimento sustentável conduzidas pelo Governo do Estado.

“Estamos cumprindo uma determinação do governador Rafael Fonteles de levar ações concretas para todos os municípios, cuidando ao mesmo tempo do meio ambiente e da sociedade. Só em 2025, já chegamos à marca de quase 1,6 milhão de pós-larvas e alevinos distribuídos em 14 cidades piauienses. Esse é um investimento que retorna em alimento, renda e qualidade de vida para a população”, destacou o secretário.

O prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da piscicultura no município. “Estamos beneficiando 20 famílias e, ao mesmo tempo, garantindo uma piscicultura mais forte para Patos do Piauí. Essa ação representa um investimento que vai trazer impacto positivo para a produção local”, disse.

O programa de peixamento da Semarh é parte de uma estratégia mais ampla de gestão ambiental, que alia a proteção dos recursos hídricos ao desenvolvimento sustentável das comunidades. Com a iniciativa, a expectativa é que, nos próximos meses, a produção pesqueira aumente e o ecossistema aquático das regiões beneficiadas seja reforçado.