
Uma operação realizada de forma conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Militar de Pernambuco e do Ceará resultou na erradicação de aproximadamente 60 mil pés de maconha. A plantação foi localizada entre os municípios de Jamacaru e Brejo Santo, no Ceará, e destruída na última sexta-feira (25).
De acordo com a PF, a droga foi localizada com o auxílio de um drone durante uma investigação iniciada pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro (PE), com o apoio da unidade de Juazeiro do Norte (CE). Caso o cultivo fosse colhido, prensado e distribuído no mercado consumidor, estima-se que renderia cerca de 20 toneladas de maconha.
Durante a operação, dois celulares foram apreendidos e serão analisados como parte do inquérito. Além disso, os agentes identificaram que a plantação pertence a uma variedade da planta ainda desconhecida. Amostras foram recolhidas e encaminhadas ao Instituto de Criminalística, em Brasília, para análise. Todo o material foi destruído no local, conforme os protocolos operacionais, e parte documentada para instrução dos procedimentos investigativos.
Segundo a Polícia Federal, ações como essa contribuem diretamente para o desabastecimento de pontos de venda de drogas em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, reduzindo crimes como homicídios, furtos, latrocínios e disputas por territórios ligados ao tráfico.
Fonte: Blog do Carlos Britto