
O campus de Parnaíba da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi contemplada pelo edital do doutorado profissional em Ensino de História (ProfHistória), seleção Nacional 2026, com seis vagas para doutorado e 21 vagas para mestrado no programa de pós-graduação em ensino de história.
O programa é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso é presencial e ofertado, simultaneamente, em todo o país pelas Instituições Associadas da Rede Nacional do ProfHistória, entre elas a Uespi. As inscrições estão abertas até 9 de outubro, mesmo prazo estabelecido para o pagamento da taxa de inscrição. O envio do projeto de pesquisa também deve ser realizado até o dia 9 de outubro.
Thiago Reisdorfer, do curso de História ressaltou a importância do programa, que fortalece o ensino de História na região, valoriza o trabalho docente e incentiva pesquisas que dialogam diretamente com a prática em sala de aula. “A abertura de novas vagas de mestrado e doutorado, em Parnaíba, representa um passo importante tanto para a Uespi quanto para toda a região. Nos últimos quatro anos, o ProfHistória da Uespi esteve entre os cinco programas mais procurados do país dentro da Rede Nacional, o que comprova a relevância do investimento contínuo em infraestrutura, corpo docente e valorização do corpo discente”, frisou o professor.
Para mais informações sobre o edital podem ser enviadas pelo telefone: (21) 3559-2011 | (21) 3900-7242, ou pelo e-mail profhistoria@econrio.com.br.