
A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) realizou, nesta quarta-feira (15), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico e aos 67 anos de criação do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). A solenidade foi proposta pelo deputado Gil Carlos (PT) e reuniu autoridades, representantes de instituições de ensino, entidades médicas e gestores da saúde pública estadual e municipal, em reconhecimento ao papel fundamental dos profissionais da medicina no estado.
Durante o pronunciamento, o deputado Gil Carlos destacou a importância da categoria e o orgulho que a medicina piauiense representa para a sociedade. “A medicina do Piauí orgulha os piauienses pela sua qualidade e pela ética dos médicos envolvidos no atendimento de cada cidadão. É uma singela, mas dedicada homenagem a todos os profissionais que estão nos hospitais, nas UBS, nos SAMUs, nos rincões mais distantes do nosso estado”, afirmou o parlamentar, que também é médico e continua exercendo a profissão.
Gil Carlos ressaltou ainda o desafio de conciliar a prática médica com a vida pública: “Renunciamos muito da vida pessoal e familiar para servir a uma causa. Na medicina, a causa da vida e da saúde; na política, a causa do bem comum”.
A mesa de honra da sessão foi composta por importantes representantes da área da saúde e da educação:
- •Dr. João Araújo dos Martírios Moura Fé, presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI);
- •Anderson Martins Dantas, diretor de Organização Hospitalar da Sesapi, representando a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí;
- •Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, representando a Universidade Federal do Piauí;
- •Dr. Atêncio Pereira de Queiroga Filho, presidente da Associação Médica Brasileira do Piauí (AMB-PI);
- •Leopoldina Cipriano, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde;
- •Daniele Amorim Aita, diretora-geral do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI);
- •Jesus Antônio de Carvalho Abreu, vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representando a instituição;
- •Dr. Maurício Henrique Soares Siqueira, diretor do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI);
- •Dr. Francisco José Cavalcante Andrade, presidente da Sociedade Piauiense de História da Medicina;
- •Dr. Leandro Cardoso Fernandes, presidente da Academia de Medicina do Piauí.
A sessão foi marcada por homenagens e reflexões sobre o papel social da medicina e o compromisso ético dos profissionais de saúde. Ao encerrar a solenidade, o deputado Gil Carlos expressou gratidão e respeito à categoria. “A medicina continua sendo a profissão mais querida e respeitada pela sociedade brasileira. Os meus mais sinceros e profundos parabéns a todos os médicos e médicas do nosso amado Piauí”, concluiu.