Incêndio em subestação no Paraná provocou apagão em todo o país

Incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, acionou desligamento automático para evitar colapso do sistema Foto: Divulgação/Governo do Paraná
Incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, acionou desligamento automático para evitar colapso do sistema Foto: Divulgação/Governo do Paraná

O apagão que atingiu 13 estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14) teve como causa principal um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, conforme informações do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

— Apagão deixa cidades de várias regiões do Brasil sem energia

Segundo o MME, a falha ocorreu às 0h32 e provocou a desconexão entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, gerando uma contingência considerada severa. Para evitar maiores impactos, cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga foram desligados de forma controlada, por meio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) detalhou que a ocorrência afetou os quatro subsistemas do SIN: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW; no Nordeste, 1.900 MW; no Norte, 1.600 MW; e no Sudeste, 4.800 MW. A recomposição das cargas ocorreu de maneira gradual, com a maioria das regiões restabelecida até 1h30, enquanto a região Sul só teve a energia completamente normalizada por volta das 2h30.

Em nota, o ONS afirmou:

“A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as regiões. Assim que identificada a situação, iniciamos ações conjuntas para restabelecer a energia. Está programada reunião com os principais agentes envolvidos, e será elaborada a Análise da Perturbação, com previsão de conclusão do relatório até sexta-feira (17/10).”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou que o apagão não ocorreu por falta de geração, mas por uma falha elétrica pontual, e destacou que todos os estados afetados já tiveram o fornecimento restabelecido.