Saúde de Pernambuco descarta seis casos suspeitos de intoxicação por metanol

Foto: Ilustrativa / Freepik
Foto: Ilustrativa / Freepik
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, na manhã desta quinta-feira (09/10), mais seis casos foram descartados da suspeita de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Do total de casos notificados, 13 já foram descartados em Pernambuco.

Entre seis casos considerados descartados está um paciente que veio a óbito na cidade de João Alfredo. O descarte deste caso foi possível após análise do Instituto de Criminalística (IC). A este descarte, soma-se mais quatro pacientes que receberam alta hospitalar e um outro que evadiu-se do serviço de saúde.

Os casos foram descartados por não terem atendido ao critério de confirmação, que são: diagnóstico laboratorial, quando existe a detecção e quantificação do metanol, ou o diagnóstico presuntivo, quando a dosagem específica de metanol não estava disponível no sangue ou urina do paciente, mas ele tinha história clínica compatível.

Pernambuco totaliza 31 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo dois pacientes residentes de outros estados (São Paulo e Alagoas).

PERNAMBUCO

Do quantitativo de residentes no estado (29 casos), 7 pacientes estão em acompanhamento em serviços de saúde, 14 já receberam alta hospitalar, desses, nove foram descartados (Carpina, Gravatá, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Serrita, Recife, João Alfredo, Olinda e Jupi). Outro caso foi descartado no município de Mirandiba; o paciente segue internado por outras causas. Quatro óbitos foram registrados (Lajedo 2, João Alfredo 1 e Paudalho 1 – sendo os dois últimos descartados) e, por fim, três pacientes evadiram-se, abandonando o tratamento por conta própria, sendo um destes descartado.

Resumo

7 pacientes internados
14 receberam alta (9 descartados)
1 internado por outras causas (caso descartado)
4 óbitos (dois descartados)
3 evadiram-se (1 descartado)