Mel e castanha do Vale do Itaim, no Piauí, são destaques na maior feira de alimentos do mundo, na Alemanha

Agricultura familiar piauiense está presente na Feira Anuga 2025, em Colônia (Alemanha), considerada o maior evento internacional de alimentos e bebidas do mundo. A delegação, composta por representantes de cooperativas e da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), integra a Missão Internacional da Agricultura Familiar, organizada pelo Consórcio Nordeste, em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae.

A missão levou mais de 30 agricultores e cooperativas do Nordeste à Europa, com o objetivo de promover a internacionalização de produtos da agricultura familiar e ampliar oportunidades de negócios no mercado global.

Presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, e superintendente da SAF, Clébio Coutinho, participam da Feira Anuga 2025 (Foto: Reprodução)
Presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, e superintendente da SAF, Clébio Coutinho, participam da Feira Anuga 2025 (Foto: Reprodução)

O Piauí foi representado pelas cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi ) e dos Produtores Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita), que apresentaram castanha de caju e mel de abelha, produtos que se destacaram pela qualidade e origem sustentável.

Durante a Anuga, os produtores participaram de degustações, rodadas de negócios e visitas técnicas, além de trocar experiências com expositores de mais de 200 países. O estande do Nordeste, instalado em parceria com a ApexBrasil, deu visibilidade aos produtos da região e facilitou contatos comerciais.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, acompanhou a delegação piauiense e destacou a importância da participação do estado no evento: “Estamos mostrando o potencial produtivo da agricultura familiar do Piauí e fortalecendo a presença dos nossos produtos no mercado internacional”, afirmou.

Presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, superintendente da SAF, Clébio Coutinho, e presidente da Coovita, Suzana Coelho, participam da feira Anuga (Foto: Reprodução)
Presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, superintendente da SAF, Clébio Coutinho, e presidente da Coovita, Suzana Coelho, participam da feira Anuga (Foto: Reprodução)

O presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior, ressaltou que levar os produtos piauienses à Europa é um passo importante para ampliar o mercado e valorizar o trabalho das famílias agricultoras. “A Cocajupi já exporta para a Itália, e agora queremos alcançar outros países. Representamos quase 200 famílias que vivem do processamento da castanha de caju e da cajuína. Participar da Anuga é uma oportunidade de mostrar a qualidade e a certificação dos nossos produtos”, destacou.

Após a etapa na Alemanha, a missão segue para Lisboa, em Portugal, entre os dias 7 e 10 de outubro. Na capital portuguesa, os produtores participam de workshops sobre exportação e rodadas de negócios com potenciais importadores europeus.

A iniciativa faz parte da estratégia do Consórcio Nordeste para incentivar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e ampliar a presença dos produtos nordestinos no mercado internacional, valorizando a qualidade e a diversidade da produção regional.