
A Bahia é o estado nordestino com maior número de investidores pessoa física na bolsa. Em setembro de 2025, eram quase de 229 mil contas registradas. Esse número representa 27,2% do total no Nordeste. Somando os nove estados, são pouco mais de 841 mil investidores em renda variável. Os dados são da B3, a bolsa do Brasil.
Os pernambucanos estão em segundo lugar entre os que mais investem, com uma fatia de 18,8% dos investidores da região. Em terceiro lugar, está o estado do Ceará, representando 17,6% das contas nordestinas. Já o estado com menor quantidade de contas registradas na B3 é o Sergipe, com apenas 4,4%.
Quando levamos em conta a soma dos investidores de toda a região Nordeste, apenas 195 mil, ou 23%, são do sexo feminino. Os homens representam 77%, com mais de 646 mil contas registradas. O estado nordestino com mais investidoras é a Bahia, enquanto o Piauí é o menos representativo em presença feminina.
Confira a lista dos investidores nordestinos por estado:
|
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.