
A Polícia Civil do Piauí (PCPI) prendeu, nesta terça-feira (7), três líderes de uma organização criminosa responsável por uma série de homicídios e outros crimes graves na região de Picos. A operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas e Homicídios de Picos (DFHT), com apoio do Núcleo de Inteligência da PCPI (NUINT), da Polícia Militar do Piauí — por meio de unidades especializadas — e da Polícia Militar de Goiás.
Os presos foram identificados como S. A. S., L. A. S. M. e L. F., foragidos da Justiça que tentavam fugir para São Paulo–SP em um ônibus clandestino. Eles usavam documentos falsos para despistar as autoridades, mas acabaram localizados e detidos após uma ação de monitoramento interestadual.
As prisões marcam o encerramento de cinco meses de investigações conduzidas pela DFHT de Picos, que permitiram identificar e desarticular um grupo criminoso atuante no município de São Julião. Segundo a investigação, o grupo estava envolvido diretamente em execuções por encomenda (pistolagem), além de roubos e tráfico de drogas, operando com ramificações que se estendiam a outros estados.
A delegada Francineide Fontes, responsável pelo caso, explicou que as apurações resultaram no cumprimento de sete mandados de prisão e esclareceram dois homicídios de grande repercussão ocorridos em São Julião neste ano: o de Nicomedes da Silva Rocha Neto e o de Joaquim de Emiliano.
O primeiro crime ocorreu no dia 1º de maio de 2025, quando Nicomedes, conhecido como Galego do Sandoval, de 40 anos, foi executado com pelo menos dez disparos de arma de fogo no centro da cidade. Ele caminhava por uma via pública quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e atiraram várias vezes. Ele não resistiu e morreu no local. A ação foi rápida e os autores fugiram logo em seguida. A vítima era sobrinho do ex-vereador Emídio Reis da Rocha (in memoriam).
O segundo homicídio foi registrado no dia 13 de agosto de 2025. A vítima, Joaquim de Emiliano, foi morta a tiros em frente à sua residência, na Rua Vereador Francisco Joaquim Sobrinho II, nas proximidades do centro da cidade. De acordo com relatos, um carro parou em frente à casa, e um dos ocupantes chamou Joaquim para fora. Assim que ele apareceu, foi atingido por vários disparos e morreu na hora.
Francineide Fontes destacou que os três homens presos foram diretamente responsáveis pelas execuções das duas vítimas. “As investigações, conduzidas de forma minuciosa, elucidaram os homicídios de N.D.S.R.N. e J.S.L., crimes de grande repercussão na região e que tiveram ampla repercussão social”, explicou.
Durante as investigações, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de armas de fogo, entorpecentes e veículos utilizados nas ações criminosas. Parte do material foi localizada em outros estados, o que reforça o caráter interestadual do grupo.

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou a importância da operação e parabenizou as equipes envolvidas.
“Acabamos de receber uma notícia muito importante da Delegacia Seccional de Picos. A delegada Francineide nos informou sobre as prisões dos indivíduos Severo, Luiz do Amaro e Leandro, pistoleiros altamente perigosos, responsáveis pelas mortes de Nicomedes e Joaquim, assassinados este ano em São Julião. Esses indivíduos são contumazes nesse tipo de crime grave, atuavam na região de Picos até Marcolândia, realizando homicídios mediante paga ou promessa de recompensa. Agradeço o empenho de toda a equipe da Seccional de Picos, da Polícia Militar, por meio do BEPI, e também das autoridades do Estado de Goiás, onde eles foram presos”, afirmou o delegado-geral.
Em 25 de agosto de 2025, a DFHT havia divulgado as imagens de dois dos suspeitos agora presos, Severo Antônio e Luiz Amaro. Na ocasião, a delegada responsável pelas investigações explicou que os dois eram considerados de alta periculosidade e estavam sendo procurados por participação em uma série de crimes nas cidades de São Julião, Alegrete do Piauí, Vila Nova do Piauí e Padre Marcos.
— Polícia Civil divulga imagens de pistoleiros procurados por homicídios na região de Picos