
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, o município de Picos esteve representado na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, realizada em Teresina. O encontro reuniu representantes de diversas regiões do Piauí, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de direitos humanos e contribuir para a formulação de propostas nos âmbitos estadual e nacional.
A delegação picoense contou com quatro representantes que participaram ativamente de mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias, espaços onde foram discutidas e aprovadas propostas, deliberações e moções.
Como resultado desse engajamento, Picos conquistou uma vaga na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que será realizada de 10 a 12 de dezembro, em Brasília–DF. O jornalista e estudante de Direito Breno Luz, membro da Casa Aliança e representante da sociedade civil, foi eleito delegado e terá a missão de levar a voz e as demandas locais ao cenário nacional.
Para Breno, a experiência foi marcante. “Essa foi a minha primeira conferência e posso dizer que foi enriquecedora para minha vida pessoal e profissional. O evento contou com representantes de comunidades indígenas, secretários estaduais, advogados e diversas autoridades, além de mesas de debate, grupos de trabalho e plenária, que resultaram em importantes propostas e deliberações. Fiquei muito feliz em ver Picos conquistar uma vaga na etapa nacional e ter a honra de representar nosso município e nosso estado em Brasília. Minha expectativa é que seja um espaço plural, democrático e participativo, capaz de formular diretrizes que fortaleçam um sistema de direitos humanos robusto e eficaz, levando as demandas da nossa cidade ao debate nacional”, destacou.

Promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, a conferência estadual contou com a participação do poder público, da sociedade civil e de prefeituras. Já a etapa nacional será realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
A participação de Picos reafirma o compromisso da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social com a defesa dos direitos humanos, fortalecendo o diálogo democrático e contribuindo para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.