Último adeus a Geofrancis Latorres é marcado por muita comoção e emoção em Belém do Piauí; Sessão fúnebre homenageia o vereador

Sob forte comoção e profunda tristeza, familiares, amigos, autoridades e a população de Belém do Piauí se despediram do vereador Geofrancis Latorres Ribeiro, de 31 anos, vítima de um trágico acidente de moto ocorrido na madrugada de quinta-feira, 25 de setembro, na rodovia estadual PI-243, no trecho que liga a sede do município ao povoado Caboclo, zona rural da cidade.

Matéria relacionada — Vereador Geofrancis de Belém do Piauí morre em acidente na PI-243

O acidente interrompeu de forma precoce a trajetória de um jovem político que conquistava espaço e respeito na vida pública de Belém do Piauí. Eleito em 2024 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Geofrancis obteve 328 votos (12,36%), sendo o segundo vereador mais votado do município, e exercia seu primeiro mandato no Legislativo.

Sua carreira política também era marcada pela tradição familiar: ele sucedia o pai, o ex-vereador Francisco Zacarias Ribeiro, o “Burenga”, e dava continuidade à atuação política iniciada pelo avô, Zacarias Maximino Ribeiro (in memoriam), primeiro vice-prefeito de Belém do Piauí. O parlamentar deixa uma filha.

A morte do jovem vereador gerou ampla repercussão em todo o Piauí. O prefeito Jônathas Noronha decretou luto oficial de três dias em Belém do Piauí, destacando em nota a dedicação de Geofrancis ao Legislativo e sua contribuição para o desenvolvimento do município.

Diversas autoridades se manifestaram, entre elas o deputado federal Dr. Francisco Costa e os deputados estaduais Francisco Limma e Georgiano Neto, além de prefeitos da região, como Adeílson Carvalho (Novim), de Francisco Macedo. Câmaras Municipais de cidades vizinhas, como Padre Marcos, Vera Mendes e Francisco Macedo, também divulgaram notas de pesar, assim como escolas municipais e diversas instituições.  

O corpo de Geofrancis foi recebido com grande comoção na noite de quinta-feira (25), na residência do pai, no na sede de Belém do Piauí, onde foi realizado o velório, acompanhado por familiares, amigos e a população em geral. Durante a noite, também foi celebrada uma missa de corpo presente.

Matéria relacionada — Morte trágica do vereador Geofrancis comove Belém do Piauí e gera repercussão em todo o estado; autoridades, órgãos e população lamentam

Na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Belém do Piauí promoveu uma Sessão Solene Fúnebre, em homenagem ao vereador. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Elieudo Júnior, e contou com a presença de parlamentares, secretários municipais, autoridades locais e regionais, além de políticos de cidades vizinhas.

O clima de emoção foi marcado por discursos de vereadores, autoridades e familiares.

O prefeito Jônathas Noronha lamentou profundamente a perda, classificando-a como “irreparável”, e destacou o legado de Geofrancis como um jovem comprometido, cativante e dedicado ao povo de Belém. “A partida de Geofrancis é uma perda irreparável para Belém do Piauí. Um jovem cheio de sonhos, comprometido com sua comunidade e que já mostrava grande responsabilidade na vida pública. Era uma pessoa cativante, amiga de todos e que trazia consigo o desejo de contribuir para o crescimento do nosso município. Hoje nos despedimos não apenas de um vereador, mas de um grande ser humano, que deixa um legado de dedicação e respeito.” Disse.

Em nome da família, a enfermeira Kellyane Feitosa, prima do vereador, fez um emocionado pronunciamento, agradecendo a solidariedade recebida e lembrando Geofrancis como um homem de bom coração, e que seus projetos terão continuidade. “Em nome de toda a família, quero agradecer por todo o carinho e solidariedade que temos recebido neste momento de dor. Geofrancis foi um homem de bom coração, simples, humano, que sempre buscava estar ao lado das pessoas. Sua partida nos deixa uma saudade imensa, mas também a certeza de que seu legado continuará vivo, porque ele marcou nossas vidas com amor, amizade e respeito. Que Deus conforte nossos corações e receba nosso querido Geofrancis em sua morada eterna.” Relatou.

O presidente da Câmara, vereador Elieudo Júnior, também prestou sua homenagem, ressaltando a contribuição do colega no Legislativo e expressando condolências à família. “Hoje nos reunimos com muita dor no coração para nos despedirmos de um grande amigo e colega de trabalho. Geofrancis, mesmo em pouco tempo de mandato, demonstrou compromisso e responsabilidade com esta Casa e com o povo de Belém do Piauí. Sua alegria e força de vontade eram inspiradoras. Em nome do Legislativo Municipal, manifesto nossas condolências à família e reforço que Geofrancis sempre será lembrado por todos nós como um jovem sonhador e dedicado ao bem comum.” Destacou.

Na oportunidade, a Câmara Municipal realizou uma última homenagem ao vereador. A sessão foi marcada ainda pela leitura de mensagens de pesar enviadas por amigos, familiares e instituições.

Após a sessão solene, o corpo de Geofrancis seguiu em cortejo até o povoado Carquejo, sua terra natal, onde foi sepultado. O trajeto foi marcado pela presença maciça da população, que acompanhou com aplausos e lágrimas o último adeus a um jovem que, mesmo em curto tempo de vida pública, marcou profundamente a história de Belém do Piauí.

Mais fotos;