Brigadistas de Francisco Macedo participam de treinamento regional de combate a incêndios no Piauí

Entre os dias 15 e 17 de setembro, uma equipe de brigadistas do município de Francisco Macedo participou do Encontro Regional de Formação de Brigadistas Voluntários do Vale do Itaim, realizado na cidade de Simões. O evento reuniu representantes dos municípios de Francisco Macedo, Simões, Betânia do Piauí e Caridade do Piauí, com o objetivo de fortalecer a preparação das equipes de combate a incêndios florestais na região.

Com uma programação que incluiu aulas teóricas e práticas, os participantes foram capacitados em técnicas de prevenção e combate a incêndios, além de noções de primeiros socorros. A formação foi promovida com o apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

De acordo com a SEMARH, o Piauí atingiu uma marca histórica na luta contra incêndios florestais. Com a conclusão dos treinamentos desta semana, o estado já soma 115 municípios com brigadas florestais capacitadas, o que representa mais da metade do território estadual.

“Estamos construindo uma rede sólida de brigadas em todo o estado. Essa marca de metade dos municípios com equipes treinadas é inédita e comprova que o Piauí está na vanguarda do combate aos incêndios no Nordeste. É um trabalho que protege nossas florestas, nossas comunidades e garante mais qualidade de vida para todos os piauienses”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo.

Além da atuação direta no combate ao fogo, os brigadistas têm papel essencial na educação preventiva, levando informações sobre o uso consciente do fogo e práticas seguras no manejo agrícola para comunidades rurais, sindicatos e agricultores.

O secretário de Meio Ambiente de Francisco Macedo, Fernando Carvalho, destacou a importância do treinamento para o desenvolvimento sustentável e a proteção da vida. “Cuidar do meio ambiente é fundamental para a vida do planeta e de todas as formas de vida que nele existem. Nesses três dias tivemos aqui uma formação importante que nos permitiu obter conhecimentos fundamentais para construir um futuro sustentável, protegendo vidas humanas, garantindo sustentabilidade e segurança para a saúde, o clima e os recursos naturais. Levamos conosco o conhecimento adquirido para utilizarmos no dia a dia e em cada missão que nos for confiada”, destacou.

Os resultados do investimento em capacitação e prevenção já começam a ser percebidos. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado do Piauí registrou uma redução de 8% nos focos de queimadas em 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Apenas no mês de setembro, a queda chega a quase 30%.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo. A expectativa é de que, com a expansão das brigadas e o reforço das ações educativas, os números continuem caindo nos próximos meses, garantindo maior proteção ao meio ambiente e à população do semiárido piauiense.

Mais fotos