Picos realiza primeira conferência municipal dos direitos humanos e abre ciclo no Piauí

Nesta sexta-feira (08), o município de Picos sediou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos, realizada no Teatro Sávio Barão, no bairro Parque de Exposição. O encontro marcou o início do ciclo de conferências municipais no Piauí e foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater o tema “Por Um Sistema Nacional de Direitos Humanos, Consolidar a Democracia, Resistir aos Retrocessos e Avançar na Garantia de Direitos Para Todas as Pessoas”. Entre os presentes, estiveram o secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Luzifrank Júnior; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jéssica Araújo; a superintendente dos Direitos Humanos da SASC, Sônia Terra; a superintendente dos Povos Originários da SASC, Assunção Aguiar; e a conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Carla da Mata.

Segundo Luzifrank Júnior, a conferência teve como objetivo analisar, propor e deliberar políticas públicas voltadas à defesa dos direitos humanos, levando em conta a realidade local e a corresponsabilidade dos entes federados. Além disso, foram escolhidos os delegados que representarão Picos na IV Conferência Estadual dos Direitos Humanos, marcada para os dias 25 e 26 de setembro, em Teresina.

Durante sua participação, a superintendente Sônia Terra destacou a importância do processo de organização das conferências.

“A gente veio falar da Conferência Nacional que acontecerá de 10 a 12 de dezembro em Brasília e são as etapas de organização para a gente formular propostas para um Conselho Federal dos Direitos Humanos que possa integrar cada vez mais sociedade civil, Estado, poderes constituídos para que se somem na elaboração de propostas e execução de políticas públicas que toquem prioritariamente aos segmentos vulnerabilizados que ainda enfrentam as violações de seus direitos, então esse é um momento importante da gente suscitar as violações de direitos humanos que ainda perpassam na nossa sociedade a partir de cada município para que a gente possa consolidar tudo isso com uma proposta de um Sistema Nacional”, pontuou.

Ao longo do encontro, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os três eixos da conferência. Em seguida, foi realizada a plenária final, com aprovação das deliberações e a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual.