
Parte dos 40 municípios do Piauí que aderiram ao Projeto “Cidade Empreendedora”, Caldeirão Grande do Piauí deu um passo significativo na promoção do empreendedorismo feminino. Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a Sala do Empreededor, e o SEBRAE, foi realizada uma palestra na última quinta-feira, dia 21, voltada especificamente para mulheres empreendedoras.
O evento, que ocorreu no Auditório Maria Santa de Alencar, teve como tema central “Projeto de Vida — Jovens Empreendedoras”, em celebração ao “Março das Mulheres”. Cerca de 30 mulheres participaram ativamente, buscando aprimorar seus conhecimentos e habilidades no mundo dos negócios.
O treinamento foi conduzido pelo Agente Territorial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Francisco Ferreira. Durante a palestra, Ferreira liderou oficinas e compartilhou informações valiosas, proporcionando às empreendedoras ferramentas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de seus empreendimentos.
Em entrevista, Francisco Ferreira falou sobre a palestra. “Foi uma oficina de projeto de vida, trabalhando a questão de organização, como a pessoa pode projetar a sua vida futura, social e econômica. É fundamental capacitar as mulheres empreendedoras, pois elas desempenham um papel essencial no crescimento econômico e social de suas comunidades, e estamos aqui para fornecer o suporte necessário e ajudá-las a alcançar todo o seu potencial.” Disse.
Ananda Sousa, secretária Municipal de Meio Ambiente, também expressou sua satisfação com a realização da ação. “É uma ação alusiva ao março das mulheres, o mês das mulheres, onde a gestão está promovendo esse treinamento para o público feminino. E isso é muito gratificante, poder ver tantas mulheres engajadas e buscando se capacitar para alcançar seus objetivos. Acreditamos no empreendedorismo como uma ferramenta poderosa para promover a igualdade de gênero e impulsionar o desenvolvimento local.” Relatou.
Ainda conforme Ananda, o projeto ainda se estenderá, onde estão previstos mentorias individuais por negócio, cases de mercado, diagnóstico de negócio, canvas de empreendedorismo feminino, ferramenta de perfil de empreendedora e caderno de atividades, além dos conteúdos para desenvolvimento de competências socioemocionais.
Mais fotos;