CGJ inaugura sala de apoio à criança, ao idoso e à mulher vítima de violência em Padre Marcos – PI

#

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Piauí realizou na tarde desta segunda-feira, 16, a solenidade de inauguração sala de serviço integrado multidisciplinar de apoio à criança, ao idoso e à mulher vítima de violência na Vara única da comarca de Padre Marcos — PI. Na cidade o programa contará com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

Denominado SIM, o projeto desenvolve um atendimento humanizado no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição de apoio ao grupo situação de vulnerabilidade, orienta sobre às medidas protetivas, e o monitoramento de casos selecionados, por meio de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Corregedor de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, do Juiz auxiliar da Corregedoria Geral do Estado, Carlos Augusto Arantes, do Juiz titular da comarca de Simões, Dr. Clayton Rodrigues, do Advogado representante da OAB, Dr. José Benedito Neto, do prefeito de Padre Marcos José Valdinar, e diversas autoridades do município e do Poder Judiciário.

O corregedor de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, destacou que a abertura das salas é um avanço para o Poder Judiciário e para a sociedade. “Esse é um momento de suma importância para o poder judiciário, um projeto que teve início no mês de março beneficiando diversas cidades e que hoje chega ao município de Padre Marcos. Então, a cidade está de parabéns, pois recebe uma sala de depoimento especial e uma sala de Serviço Integrado Multidisciplinar e brinquedoteca, que sem sobra de dúvidas melhorará os procedimentos.” Relatou o desembargador.

Em seu discurso o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, destacou que inciativa é louvável, pois questões envolvendo os idosos, crianças e as mulheres têm que se tratado de uma forma específica. “Esse projeto que chega para a comarca de Padre Marcos é uma inciativa louvável, sabemos que a cada dia casos de violência envolvendo idosos, crianças e mulheres têm crescido, e esse assunto deve sim, ser tratado de uma forma específica. Temos que ter um olhar mais especial desse grupo por parte de nós gestores, judiciário, ministério público e a sociedade, em busca de uma melhor nação.” Disse.

O gestor falou da alegria em poder colaborar com o projeto colocando a secretaria de assistência social a disposição do poder judiciário. “É com muita alegria que colocamos nossa secretaria de assistência social a disposição do poder judiciário, para ajudar no que for preciso. Infelizmente nosso município não vive seus melhores dias, por conta de dívidas passadas que se alastram, mas, na medida do possível fazemos o melhor para que a população seja atendida, principalmente aqueles que mais precisam.” Pontuou.

O Juiz auxiliar da Corregedoria Geral do Estado, Carlos Augusto Arantes, também falou sobre a importância do projeto. “É um serviço bem complexo, uma realidade que estamos levando para todo o estado do Piauí nas comarcas judiciais, um avanço muito importante que concretiza os direitos e garantias fundamentais de todas essas pessoas que irão ser atendidas, em especial as crianças e os adolescentes. Na oportunidade, quero pedir o apoio de todos que irão atuar nesse projeto, parabenizar a iniciativa da corregedoria, e agradecer o empenho do prefeito que se colocou a disposição e a todo município.” Frisou.

Presente no encontro, o Advogado representante da OAB — PI, Dr. José Benedito Neto, enalteceu sobre a relevância do projeto. “É um projeto bem interessante que chega em uma hora muito importante, dado esse momento que atravessamos de violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres vitima de violência, e teremos aqui psicólogos, assistentes sociais, para poder auxiliar o poder judiciário nos diversos casos.” Comentou.

José Benedito destacou que com a sala as vítimas ficarão menos expostas. “Quando fazemos audiência com esse público é bastante constrangedor, como é o caso das crianças que ficam expostas, o que passa por a mente nessas situações. Então com a chegada da sala, essa exposição passará a não acontecer, pois, teremos profissionais especializados para realizar esse procedimento de uma maneira mais humanizada.” Disse.

Na ocasião, as profissionais da Secretaria de Assistência Social de Padre Marcos que irão atual atuar na sala do SIM, foram apresentadas para todos os presentes.

Por fim a comitiva visitou a sala do SIM, instalada no prédio da comarca, que será destinado para atendimento de criança e adolescente vítima, ou testemunha de violência perante, bem como do Serviço Integrado Multidisciplinar com o atendimento multidisciplinar, de apoio à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade.

Vale ressaltar, que além de Padre Marcos, a sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM), será implantada nas Comarcas das cidades de Jaicós e Picos.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttp://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas