6ª Conferência Municipal de Saúde de Francisco Macedo discute fortalecimento da Atenção Primária e qualidade de vida

O município de Francisco Macedo viveu, na manhã desta terça-feira, um momento decisivo para os rumos da saúde pública local com a realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no auditório Francisco das Chagas Alencar. O evento teve como tema central “Cuidar da mente, fortalecer o SUS: a importância da Atenção Primária para a saúde e qualidade de vida da população”.

Organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, a conferência reuniu profissionais da área, gestores, conselheiros de saúde, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, com o objetivo de debater e propor melhorias para o acesso e qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS).

A programação teve início com o credenciamento dos participantes, seguido da solenidade de abertura. Estiveram presentes o prefeito Novim Carvalho, o vice-prefeito Odair Lopes, o secretário municipal de Saúde Acileide Coutinho, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Carminete Rodrigues, além de vereadores, secretários municipais e representantes de usuários do SUS.

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Grupo de Música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), formado por crianças e adolescentes do município.

Logo após, a presidente do Conselho declarou oficialmente aberta a conferência e, em seguida, Josy Silva fez a leitura do Regimento Interno.

A palestra magna ficou a cargo do enfermeiro e conferencista Hamilton Lacerda, que destacou a centralidade da Atenção Primária na estrutura do SUS. Em sua fala, reforçou a importância de fortalecer os serviços básicos como forma de garantir promoção, prevenção e reabilitação em saúde. “Nosso objetivo aqui é alinhar propostas que aprimorem a atenção básica no município, com foco em metas e diretrizes claras para o novo Plano Municipal de Saúde”, ressaltou.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos temáticos, nos quais discutiram três eixos centrais: gestão, financiamento e práticas da APS. As discussões resultaram na formulação de propostas que vão integrar o Plano Municipal de Saúde 2026–2029, com base em uma construção democrática e participativa das políticas públicas.

A plenária final consolidou os trabalhos com a apresentação, debate e aprovação das propostas formuladas pelos grupos, marcando um avanço coletivo rumo a uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada.

Durante o evento, o prefeito Novim Carvalho enfatizou o valor da escuta e da participação popular no aprimoramento da saúde municipal. “A saúde do nosso município tem avançado, mas também enfrentamos alguns desafios. Até o ano passado, a realização de exames, especialmente os encaminhados para a região Sul, era muito limitada e enfrentava dificuldades. No entanto, houve uma mudança significativa, uma reestruturação que melhorou o atendimento. Infelizmente, em alguns casos, tivemos que encaminhar pacientes para lugares mais distantes, o que prejudicou o acesso e o tempo de resposta da nossa rede de saúde. Graças a Deus, com o trabalho que começamos mais cedo, as coisas vêm dando certo. A gestão está equilibrada, organizada e tem conseguido atender muitas pessoas dentro do próprio município, reduzindo a dependência de outras regiões. Hoje, conseguimos oferecer desde exames até cirurgias, com mais agilidade. Nestes quatro anos e meio de gestão, temos feito da saúde uma prioridade. Investimos muito: em equipamentos, em serviços e, principalmente, nas pessoas. Temos o compromisso e a sensibilidade de trabalhar por uma saúde pública mais digna e acessível. É uma área essencial para a população, e agradeço a todos pela presença e pelo apoio,” afirmou.

O secretário de Saúde, Acileide Coutinho, reforçou a importância da conferência como espaço de diálogo. “Estamos hoje aqui, no nosso município de Francisco Macedo, participando deste importante evento, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. É sempre muito positivo termos esse espaço de diálogo com a população e com as autoridades competentes, para traçarmos juntos, estratégias que contribuam para melhorar, cada vez mais, a saúde do nosso município.”

Ao final da conferência, foram escolhidos os delegados que irão representar o município de Francisco Macedo na etapa estadual da Conferência de Saúde, fortalecendo a participação democrática e assegurando que as propostas locais tenham voz nos debates em nível estadual.

Com a 6ª Conferência Municipal de Saúde, Francisco Macedo reafirma o compromisso com a Atenção Primária à Saúde como pilar essencial do SUS, além de valorizar a participação social na formulação das políticas públicas que impactam diretamente a vida da população.

Mais fotos