4º Congresso das Cidades é aberto em Teresina com a presença de centenas de prefeitos, do governador Rafael Fonteles e diversas autoridades; veja fotos!

O 4º Congresso das Cidades do Piauí foi aberto na tarde desta segunda-feira (18), no Teresina Shopping, reunindo cerca de 200 prefeitos, além de secretários municipais, técnicos, acadêmicos, empresários e lideranças políticas de todo o estado. Com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, o evento, que segue até quarta-feira (20), tem como foco discutir soluções inovadoras para a modernização da gestão pública e o desenvolvimento urbano sustentável.

A iniciativa é promovida pelo Grupo Cidade Verde, em parceria com o Sebrae Piauí, a Associação Piauiense de Municípios (APPM), além de empresas privadas e órgãos públicos. Ao longo dos três dias, a programação conta com palestras, painéis, oficinas e debates que tratam de inovação, tecnologia, participação social e estratégias de desenvolvimento regional.

Durante a abertura, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do Congresso como espaço de qualificação e integração das gestões municipais. Ele lembrou que o Estado já vinha trabalhando em conjunto com os prefeitos, antes mesmo da posse, por meio do programa Pactos pelo Piauí. “Depois que tomaram posse, celebramos vários acordos de cooperação em diversas áreas. Agora, o Congresso das Cidades busca exatamente qualificar ainda mais essas administrações. Queremos ter gestões comprometidas com eficiência, modernidade tecnológica e boas práticas. O objetivo é construir cidades cada vez melhores para se viver, tanto pela melhor prestação de serviços públicos quanto pelo desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda”, ressaltou o governador.

O superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César Lima Filho, também ressaltou o caráter transformador do evento. “O Congresso das Cidades é uma iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão municipal. Durante esses três dias, os participantes terão acesso a painéis, palestras e oficinas, além de conhecer experiências, propostas, oportunidades e soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento regional. É uma oportunidade única de aproximar gestores da inovação e do empreendedorismo”, afirmou.

A ampliação da oferta de soluções digitais para a população foi um dos temas em destaque na programação de abertura. A palestra “Tecnologia, Inteligência Artificial e participação social no Setor Público: Inovação que Transforma Governos” apresentou experiências exitosas do Governo do Estado que podem ser replicadas pelas administrações municipais. Especialistas de renome nacional também compartilharam conhecimentos sobre a importância da modernização das gestões.

Durante a abertura, foi lançado oficialmente o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – edição 2025, que reconhece projetos inovadores e de alto impacto desenvolvidos pelas administrações municipais em prol dos pequenos negócios e do fortalecimento do desenvolvimento local.

O diretor do Grupo Cidade Verde, Jesus Elias Tajra Filho, destacou a relevância do evento e o sentimento de transformação que marca a nova geração de piauienses. “Orgulho de ser piauiense. Orgulho da nossa terra. Esse sentimento é verdadeiro e realizador. Ele não é apenas ufanista, ele é empreendedor, inconformado e busca mudança. Essa nova geração que surge vem com essa energia para acelerar o Piauí, colocando nosso estado em um novo patamar de desenvolvimento”, declarou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, ressaltou a importância do Congresso como espaço de troca de experiências. “Este congresso é um espaço de debate, aprendizado e cooperação entre os municípios e gestores municipais. Discutir cidades sustentáveis é falar de desenvolvimento econômico aliado ao respeito ao meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Aqui, os prefeitos têm a oportunidade de levar para seus municípios ideias que podem transformar a realidade local”, destacou.

O prefeito de Teresina, Dr. Silvio Mendes, destacou que a iniciativa fortalece a capacidade das gestões municipais. “Este é um evento rico para a troca de experiências, que aproxima prefeitos e gestores de diferentes realidades. Cada encontro como este nos faz refletir e buscar caminhos para fazer ainda melhor em nossas administrações, sempre pensando na população”, afirmou o gestor da capital.

Com uma programação extensa, o 4º Congresso das Cidades segue até o dia 20 de agosto, com painéis sobre sustentabilidade, inovação, economia criativa, políticas públicas e governança digital, reunindo gestores e especialistas em busca de soluções que fortaleçam os municípios piauienses e projetem o estado para o futuro.

Mais fotos