338 agricultores de Belém do Piauí são contemplados pelo Garantia-Safra

Foto: Pexels

O município de Belém do Piauí – PI, foi um dos 71 municípios do Estado, que teve o Garantia-Safra 2020-2021 liberado para agricultores. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União.

– Garantia-Safra é liberado para agricultores de 71 municípios do Piauí

Para formalizar a adesão, o prefeito Ademar Carvalho (MDB), autorizou pela Prefeitura o pagamento referente à contrapartida do município ao programa. Além do valor pago pela Prefeitura, o agricultor, Estado e a União complementam com o restante.

Conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Luis de Sousa – Luisinho, a medida demonstra o compromisso do Governo Municipal com o homem do campo.

“Durante todas as suas administração, o prefeito Ademar tem pago rigorosamente todas as contrapartidas do garantia safra referente ao município. Isso é uma prova da sustentabilidade que o gestor tem com os agricultores, que durante um ano que o homem do campo tem perda na produção possa receber esse benefício, visando amenizar congratulate”, comentou o gestor da pasta.

No município, cerca de 338 agricultores foram beneficiados com o programa, que em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia do Covid-19, o pagamento integral do benefício será realizado em parcela única de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais), ou seja, aquecendo a economia local com R$ 287.300,00 (duzentos e oitenta e sete mil e trezentos reais).

O Garantia Safra

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O benefício Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.