BELÉM 23 ANOS | Prefeitura Municipal de Belém do Piauí realiza seminário sobre a conscientização dos Direitos e Deveres da Família; Veja!

No segundo dia de atividades, em alusão ao 23° aniversário do município, a Prefeitura municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e dos Conselhos Municipal e Tutelar, realizou na noite de ontem, dia 10/12, o seminário “Conscientização dos direitos e deveres da família”.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Ginásio Monte Sinai e teve como objetivo mostrar a importância de interação dos pais com a escola e a vigilância e fiscalização que esses devem ter com os filhos para que eles não adentrem no mundo das drogas. 

O seminário foi aberto pelo conselheiro tutelar José Ailton, que apresentou o histórico do conselho e esclareceu sobre as funções, características e estrutura do órgão de efetivação dos direitos da criança.

Em seu pronunciamento, o conselheiro esclareceu sobre alguns mitos sobre o conselho tutelar e as funções que esse órgão exerce. “Nós somos zeladores da infância. Aplicamos medidas de proteção. Não somos polícia de crianças e adolescentes. O conselho não resolve questão de guarda, não quer ensinar os pais a como criar seu filho, não é contra os pais e nem quer tirar a guarda de seus filhos.”, disse.

Posteriormente, o tenente Geciano Pereira Ricarte, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós ( pertencente ao 4° Batalhão de Picos), falou que além de suas atribuições constitucionais, a polícia desempenha várias outras atribuições no cotidiano social, seja atuando, orientando, e colaborando com todos os segmentos da comunidade.

O objetivo é sensibilizar e facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens, facilitar também comunicação com os pais em especial sobre a questão das drogas. No transito, são os acidentes, eles estão matando igual uma epidemia, além de vitimar pessoas, ele ainda afeta a vida pessoal, profissional e familiar dos vitimados.”, disse.

Na palestra da noite, realizada pelo Cabo Silva, da 3° CPM / 4° BPM de Jaicós do Piauí houve uma explanação sobre os riscos do uso de drogas, além da diferenciação entre drogas lícitas e ilícitas, e a importância de interação dos pais com os filhos. A ação das drogas no Sistema Nervoso Central e  as diversas consequências para a saúde do usuário, também foram repassadas.

Ressaltou-se também, as principais orientações para que os jovens digam ‘não’ ao uso de entorpecentes. Ao final, o palestrante elencou as graves consequências que o vício proporciona na vida dos jovens.

Participaram do evento, o prefeito Municipal Ademar e a sua esposa, primeira dama Francisca Gomes, os vereadores, Bernardino Geraldo – Presidente da Câmara, Luisinho e Ildimar, os secretários Juscenildo Boeiro – Saúde, Anaias – Assistência Social, Ronne Vieira – Obras, Sherlyn Oliveira – Administração, Luis José – Agricultura, o sargento Coelho – comandante do GPM, os policiais militares cabo Lucas e Hilario, as assistentes sociais Olisabel Silveira e Sara Leal,  os assessores jurídicos José Benedito e Bruna Raflézia, além dos conselheiros tutelares Iraci, Solidade, José Ailton e Francisco Benjamim e alunos do  NUCA.

Programação 

 

Confira registos fotográficos: 

[rl_gallery id=”31173″]

Da Redação InfoNewss