24.5 C
Picos

Volta às aulas no PI: salas com 50% dos alunos e protocolos de higiene marcam retorno presencial em escolas públicas

#

A rede estadual de ensino público, que atende o ensino fundamental e médio, iniciou nesta segunda-feira (9) o segundo semestre do ano letivo. O retorno foi marcado por salas com 50% da capacidade e e cumprimento dos protocolos de higiene.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 470 escolas retornaram de forma híbrida e 180 permanecem remotas. O secretário estadual de educação, Ellen Gera de Brito Moura, explicou que o retorno híbrido só é permitido mediante a apresentação dos protocolos de segurança apresentados por cada escola à Seduc. Com isso, é possível mensurar quantas escolas podem ou não voltar presencialmente.

“Hoje nós temos números que nos permitem o retorno parcial das escolas. Como nós somos uma rede com 653 escolas, todas elas têm que apresentar seu programa de retomada indicando como vai funcionar tanto a parte pedagógica, como comprovando que tem todos os protocolos de biossegurança já preparados para receber a comunidade estudantil”, explicou o secretário.

O retorno presencial é opcional, ou seja, apenas para os estudantes que tiverem autorização dos pais ou responsáveis. As escolas que aderiram a este modelo, só funcionam um turno e o limite de 50% da capacidade de atendimento de cada escola, ou seja, sem o risco de aglomeração.

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva aderiu ao formato híbrido e iniciou nesta segunda-feira às aulas do segundo semestre de 2021. A escola funcionou apenas pelo turno matinal e os alunos autorizados a irem ao CETI estão cursando o terceiro ano do ensino médio.

Volta às aulas: rede estadual de ensino inicia nesta segunda-feira (9) período letivo híbrido no Piauí — Foto: Reprodução

Volta às aulas: rede estadual de ensino inicia nesta segunda-feira (9) período letivo híbrido no Piauí — Foto: Reprodução

Seguindo os protocolos da SEDUC, os estudantes do CETI só vão frequentar a escola de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, a escola é fechada para a devida sanitização. Os alunos comemoraram o retorno e estão empolgados com a novidade, como contou a estudante Lia Gabrielle.

“Todo mundo muito ansioso, esperando esse dia. Foram quase dois anos longe da escola, sem contato nenhum com professor e agora estamos reencontrando velhos amigos também. É uma animação e expectativa muito grande para este dia”, contou.

Para o professor Josiel Lima, o início presencial parcial das aulas é emocionante, mas ainda não é motivo para comemoração porque muitos docentes ainda não completaram o ciclo de imunização, com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas