20.1 C
Picos

Visita de Maduro ao Brasil causa constrangimento entre líderes sul-americanos

#

Na segunda-feira (29), Lula recebeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto, e causou desconforto em ala do PT e em parte dos aliados. O encontro marcou a retomada da relação diplomática entre o Brasil e o país vizinho. Além de divergências dentro da sigla, o encontro gerou grande repercussão nas redes sociais nas 24 horas seguintes. Na ocasião, o petista reconheceu a dívida da Venezuela com o governo brasileiro, que atingiu US$ 1,2 bilhão, segundo o Ministério do Desenvolvimento.

A maior parte dos aliados do presidente, ouvida por esta reportagem, diz acreditar que a reunião foi importante para a retomada das relações do Brasil com outros países, já que a medida faz parte da pauta do petista. Outros lulistas, no entanto, dizem se preocupar com a repercussão negativa que o assunto pode gerar no cenário internacional.

Trata-se da primeira visita de Maduro ao Brasil desde julho de 2015, quando participou de uma cúpula do Mercosul em Brasília, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Nos últimos anos, quase 60 países condenaram o governo de Maduro e reconheceram Juan Guaidó, líder da Assembleia Geral, como presidente interino autodeclarado da Venezuela. O Brasil, sob o governo Bolsonaro, também estava nessa lista.

Nesta terça-feira (30), o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou as declarações de Lula em relação ao regime de Maduro. Lacalle, que também esteve no Brasil para reunião de presidentes da América do Sul no Itamaraty, na qual Maduro esteve presente, expressou surpresa com as palavras do mandatário brasileiro. “Fiquei surpreendido quando se falou do que acontece na Venezuela, de que é uma narrativa. Já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e do governo [deles]”, criticou.

Lacalle se refere ao discurso de ontem (29), quando Lula disse que Maduro precisa “construir uma narrativa” para rebater a má reputação de seu regime perante a comunidade internacional”.

Fonte: Otempo

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas