21.7 C
Picos

Vila Nova e mais 42 municípios do Piauí tiveram redução de população em 2021; veja lista

#

No estado, 43 cidades piauienses tiveram queda no número de habitantes entre 2020 e 2021. É o que releva a nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As cidades que mais apresentaram redução de moradores foram Elesbão Veloso, Brejo do Piauí e Franscisco Ayres.

Veja dados aqui: 

Segundo o supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, a queda no número de moradores se deve há vários fatores entre eles, a migração, a redução da taxa de fecundidade e o aumento, mesmo que pequeno, no índice de mortalidade.

“Um dos fatores preponderantes é a migração principalmente para as cidades como Teresina, Picos, Floriano e para fora do estado”, disse Eyder Mendes.

De acordo com o IBGE, o Piauí perde cerca de 13 mil pessoas por ano que saem de sua cidade para outros estados.

Hoje a população no Piauí, segundo estimativas do IBGE, é de  3.289.290 habitantes.

Segundo Eyder Mendes, a queda populacional não impactar no Fundo de Participação do Município. “Existe uma lei aprovada há dois anos que não considera a redução populacional para efeito de FPM”, disse.

O IBGE esclareceu que a estimativa populacional não levou em conta os impactos na pandemia. Somente o censo de 2022 é que terá uma previsão com a covid-19.

Projeção 2032

Estimativa do instituto prevê que em 2032, o Piauí será o primeiro estado a cair a população no País.

Fonte: Flash Yala Sena / CidadeVerde

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas