Durante a 79ª Sessão Ordinária da Sétima Legislatura da Câmara Municipal de Belém do Piauí, realizada na última sexta-feira, 18, o vereador Epifânio Olegário da Silva (MDB), usou a tribuna para abordar o crescente problema das queimadas no município.
– Câmara de Belém do Piauí aprova alteração da LDO 2025 e revisão do Plano Plurianual 2022/2025
Segundo o parlamentar, os incêndios, que têm se intensificado nas últimas semanas, aparentam ser de origem criminosa, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde e o patrimônio dos moradores.
Epifânio expressou grande preocupação com as queimadas que têm afetado a população do município, que chamou de “incêndios criminosos”, especialmente na área urbana.
“Quero abordar um assunto que tem afetado muito a nossa população, principalmente aqui na cidade. Todos os anos, não sei por que, há muitos incêndios criminosos, principalmente nas margens da cidade”, iniciou ele, relembrando que, embora a Casa já tenha aprovado uma lei que pune essas práticas, os incêndios continuam a ocorrer.
O parlamentar distinguiu ainda entre os incêndios acidentais e aqueles de origem criminosa. “Um incêndio, quando acontece de maneira acidental, como quando um trabalhador está preparando a terra e o fogo se alastra, tudo bem, mas o que temos visto são incêndios criminosos, que acontecem semanalmente durante o período de estiagem”.
Epifânio citou um caso recente, onde o fogo começou “do nada” em uma propriedade rural. Ele enfatizou que, se o responsável fosse identificado, deveria ser punido conforme a lei. “Isso causa prejuízo financeiro, danos à pastagem e aos animais, e também afeta a saúde das pessoas. Conheço pessoas que, por conta da fumaça, precisam ir ao hospital, como um menino que teve problemas respiratórios agravados”, relatou o parlamentar.
Epifânio concluiu seu discurso fazendo um apelo aos órgãos competentes para intensificarem a divulgação do trabalho de prevenção e combate a essas ações, além sobre as punições legais, visando coibir essas práticas criminosas.
Mais fotos